Doze cursos de medicina receberam nota 2 no Enamed 2025, conforme o Ministério da Educação (MEC), em resultados divulgados nesta segunda-feira (19). Ao todo, 25 instituições de ensino superior foram avaliadas no estado, e entre as doze com desempenho abaixo da média, apenas uma é pública. A distribuição aponta 4 cursos com nota máxima 5, 6 com 4, 3 com 3 e 12 abaixo da média, com notas entre 2 e 1.
Entre as instituições abaixo da média, a lista inclui: Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras (Barreiras); Centro Universitário Unime (Lauro de Freitas); Centro Universitário Zarns (Salvador); Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Eunápolis); Faculdade AGES de Medicina de Irecê (Irecê); Faculdade Estácio de Juazeiro (Juazeiro); Faculdade AGES de Medicina (Jacobina); Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna (Itabuna); Faculdade Estácio de Alagoinhas (Alagoinhas); Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis (Eunápolis); Universidade Federal do Sul da Bahia (Teixeira de Freitas) e Afya Faculdade de Ciências Médicas de Vitória da Conquista (Vitória da Conquista).
O Enamed é a modalidade do Enade para os cursos de medicina, com o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. Os resultados individuais dos estudantes foram divulgados no dia 12 de dezembro de 2025.
Em declaração, o atual ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o MEC aplicará penalidades aos cursos com notas 1 ou 2. Instituições que persistirem abaixo da média por mais de uma avaliação podem enfrentar o fechamento dos cursos. Na Bahia, a única universidade federal com avaliação abaixo da média foi a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas.
Esses resultados evidenciam a variação regional no desempenho de cursos de medicina e apontam para a necessidade de investimentos e revisão pedagógica. Deixe sua opinião nos comentários sobre o que você acha que pode ser feito para melhorar a qualidade da formação médica na região.

Facebook Comments