12 cursos de medicina na Bahia recebem nota 2 no Enamed em 2025; veja lista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Doze cursos de medicina receberam nota 2 no Enamed 2025, conforme o Ministério da Educação (MEC), em resultados divulgados nesta segunda-feira (19). Ao todo, 25 instituições de ensino superior foram avaliadas no estado, e entre as doze com desempenho abaixo da média, apenas uma é pública. A distribuição aponta 4 cursos com nota máxima 5, 6 com 4, 3 com 3 e 12 abaixo da média, com notas entre 2 e 1.

Entre as instituições abaixo da média, a lista inclui: Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras (Barreiras); Centro Universitário Unime (Lauro de Freitas); Centro Universitário Zarns (Salvador); Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Eunápolis); Faculdade AGES de Medicina de Irecê (Irecê); Faculdade Estácio de Juazeiro (Juazeiro); Faculdade AGES de Medicina (Jacobina); Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna (Itabuna); Faculdade Estácio de Alagoinhas (Alagoinhas); Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis (Eunápolis); Universidade Federal do Sul da Bahia (Teixeira de Freitas) e Afya Faculdade de Ciências Médicas de Vitória da Conquista (Vitória da Conquista).

O Enamed é a modalidade do Enade para os cursos de medicina, com o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. Os resultados individuais dos estudantes foram divulgados no dia 12 de dezembro de 2025.

Em declaração, o atual ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o MEC aplicará penalidades aos cursos com notas 1 ou 2. Instituições que persistirem abaixo da média por mais de uma avaliação podem enfrentar o fechamento dos cursos. Na Bahia, a única universidade federal com avaliação abaixo da média foi a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas.

Esses resultados evidenciam a variação regional no desempenho de cursos de medicina e apontam para a necessidade de investimentos e revisão pedagógica. Deixe sua opinião nos comentários sobre o que você acha que pode ser feito para melhorar a qualidade da formação médica na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortes chuvas adiam início de aulas em Ribeira do Amparo

O início das aulas da rede municipal de Ribeira do Amparo, na divisa da Bahia com Sergipe, foi adiado após fortes chuvas atingirem o...

Aves silvestres são resgatadas em ‘feira do rolo’ em Serrinha

Quatro pássaros silvestres de diferentes espécies foram encontrados e resgatadas por policiais militares da CETO do 16º BPM, no centro comercial de Serrinha, no...

Mulher morre e duas ficam feridas após acidente na Bahia

Uma mulher morreu e outras duas ficaram feridas após um carro capotar na rodovia que liga Bagres e Brejo Grande, em Miguel Calmon, na...