Deputada propõe homenagem a Wagner Moura na AL-BA e cita “crítica ferrenha a Bolsonaro” como justificativa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A deputada estadual Fátima Nunes (PT) protocolou um Projeto de Resolução (PRS) para homenagear o ator baiano Wagner Moura na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em proposta apresentada nesta segunda-feira (19), a parlamentar relembra a trajetória do artista, no teatro, no cinema e na televisão, e ressalta seu posicionamento político como crítico ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na proposta, Fátima destaca sucessos de Moura no teatro e no cinema: a peça “A Máquina”, de João Falcão, em 2000, ao lado de Lázaro Ramos e Vladimir Brichta; “Ó Paí, Ó” (2007), gravado no Pelourinho, em Salvador; “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro” (2010). A partir de 2013, Moura soma carreira internacional, e em 2021 dirigiu e produziu o filme “Marighella”, sobre o guerrilheiro Carlos Marighella.

Relembrando a atuação recente como protagonista de “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, Fátima ressalta o posicionamento político e social de Moura. Em 2025, Wagner Moura protagonizou o filme “O Agente Secreto”, ambientado no Recife na década de 1970. O filme estreou mundialmente no Festival de Cannes, disputando a Palma de Ouro, marcando mais um momento do cinema brasileiro no cenário internacional. Além de sua trajetória nos palcos e nas telas, Moura é visto como ferrenho crítico ao ex-presidente Jair Bolsonaro, defendendo a democracia e o combate ao autoritarismo.

Atualmente, Moura aparece entre os favoritos a conquistar o Oscar de Melhor Ator na edição de 2026. O ator, que já venceu o Globo de Ouro como melhor ator de drama, é apontado pelo The New York Times como forte concorrente. As indicações ao maior prêmio do cinema americano serão anunciadas em 22 de janeiro, com a cerimônia marcada para 15 de março.

E você, o que acha dessa homenagem e do momento de Wagner Moura no cinema nacional e internacional? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como a trajetória dele influencia a percepção sobre cultura, política e democracia no nosso país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após polêmica do cão Orelha, delegado se afasta para fazer campanha

Após ter seu nome projetado nacionalmente depois do caso do cão Orelha — brutalmente espancado e morto por adolescentes em janeiro deste ano —...

Greve geral na Argentina adia partidas de futebol no país; confira

Jogo entre Lanús e Flamengo não foi afetado. Argentina vive onda de protestos e greve nacional contra reforma trabalhista

Janja rebate críticas a rebaixamento de escola compartilhando publicação que diz “a arte não é para os covardes”

Sem se pronunciar diretamente sobre o rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que neste carnaval de 2026 desfilou fazendo uma homenagem ao...