Empreendimento recebe autorização para demolir imóveis e iniciar obras na Praia do Buracão; relembre caso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Sedur – Secretaria de Desenvolvimento Urbano autorizou ambientalmente a demolição de dois imóveis na Rua do Barro Vermelho, onde fica a Praia do Buracão, no Rio Vermelho, em Salvador. Os imóveis em questão são os de números 274 e 292.

Essas áreas ficaram no centro de um debate antigo na capital baiana, com manifestações contrárias à possível implantação de um multiresidencial com três torres, perto da areia. O grupo S.O.S Praia do Buracão afirma que a obra poderia gerar sombras e comprometer a balneabilidade da praia, pela proliferação de bactérias expostas à luz solar.

O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), apresentou um projeto de lei que prevê a desapropriação de três imóveis para a implantação de um estacionamento público e, em frente ao mar, de uma praça para a cidade. A ideia é ampliar o acesso da vizinhança à praia.

O espaço a ser demolido possui 1.290,41 m² e vai gerar um volume de demolição de 2.732,25 m³. A BET BA 01 – Empreendimento Imobiliário LTDA recebeu autorização ambiental por dois anos para demolir os imóveis, além de autorização para realizar uma construção no local.

O relatório indicado pelo Bahia Notícias aponta que a empresa recebeu alvarás de construção em dezembro de 2025. O documento, assinado pelo ex-secretário do órgão, Joã o Xavier, determinou que, caso haja necessidade de supressão de vegetação, deve-se solicitar ASV/AP e seguir as recomendações. Também estabelece que a empresa mantenha canal de diálogo com a cidade para dirimir dúvidas sobre a etapa de demolição e não imponha restrições de uso do mar nas imediações.

Além disso, a empresa passa por vistoria cautelar e deve apresentar, com 60 dias de antecedência do início das atividades, um relatório da vistoria dos imóveis vizinhos, dos sistemas viários da região e de potenciais impactos decorrentes da obra.

Para os moradores da cidade, este tema pode impactar o acesso à praia e a paisagem local. Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos Bolsonaro se une a Nikolas na “caminhada pela liberdade”. Veja vídeo

O ex-vereador Carlos Bolsonaro se juntou nesta terça-feira (20/1) à caminhada pela liberdade, liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A mobilização é...

Governo da Bahia cria força-tarefa para proteger prédio da antiga Rodoviária de Salvador e evitar ocupações

O encerramento das atividades do Terminal Rodoviário de Salvador (TRS), na Avenida ACM, motivou a criação de uma força-tarefa estadual para evitar o...

Irã: “Cortaram a internet para poder matar”, relatam moradores

Resumo SEO: Protestos no Irã enfrentam uma repressão violenta durante o corte de internet, com milhares de prisões e milhares de mortos segundo...