Tradição viva em Alcobaça, a Festa de São Sebastião voltou a movimentar a cidade entre os dias 17 e 20 de janeiro, reunindo moradores e turistas em uma das celebrações culturais e religiosas mais marcantes do município. Durante quatro dias, ruas e praças ficaram tomadas por fiéis, brincadores e espectadores que acompanharam as embaixadas e lutas de mouros e cristãos, além das celebrações religiosas e da procissão.
Venerado pela Igreja Católica como mártir e testemunha de Cristo, São Sebastião é celebrado na região por meio das chamadas cheganças, manifestações culturais que remontam ao período da Reconquista na Península Ibérica, em Portugal e Espanha, e que chegaram ao Brasil ainda no período colonial. No Extremo Sul da Bahia, especialmente em Alcobaça, essa tradição se mantém viva e ganha força a cada ano.
Um dos pontos que mais chamou a atenção nesta edição foi a grande participação popular, mesmo com os festejos acontecendo em dias úteis e sem feriado oficial no município. A expressiva presença de público reforçou a força da cultura popular alcobacense e o sentimento de pertencimento em torno da festa.
De acordo com Romário dos Santos, “as expectativas foram superadas. A edição deste ano é considerada uma das mais movimentadas e bem organizadas dos últimos tempos, deixando um saldo positivo e criando ainda mais expectativa para os festejos do próximo ano”, disse.
A realização contou com o apoio do comércio local, colaboradores, famílias dos brincadores, membros da Paróquia São Bernardo e da Prefeitura de Alcobaça, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, reforçando a união entre fé, tradição e identidade cultural da cidade.











Facebook Comments