O que está por trás da briga entre Damares e Malafaia na Farra do INSS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um desafio do pastor Silas Malafaia à senadora Damares Alves (Republicanos-SP) acabou na exposição de uma lista consolidada de pastores e igrejas que estão investigadas na CPMI do INSS.

A comissão parlamentar foi instalada após operações da Polícia Federal (PF) que tiveram como base uma série de reportagens do Metrópoles que revelou a fraude de associações em descontos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Embora Damares tenha divulgado a lista de evangélicos investigados na semana passada, a rusga entre Malafaia e a senadora é antiga.

De acordo com um pastor com trânsito no Congresso ouvido pelo Metrópoles, a disputa remonta ao começo do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem como pano de fundo outro senador.

À época, o senador Magno Malta (PL-ES), aliado de Malafaia, não foi eleito pelo Espírito Santo e não foi chamado a nenhum cargo no governo Bolsonaro, enquanto Damares ganhou um ministério. Segundo o interlocutor, essa disputa por espaço respinga até hoje.

A briga de Malafaia e Damares

Damares disse, em entrevista ao SBT News, que igrejas evangélicas foram identificadas “nos esquemas de fraudes aos aposentados”, o que provocou um vídeo de Malafaia, nas redes sociais, em que ele se dirigiu à senadora.

“Ou a senhora dá os nomes, ou é uma leviana linguaruda. A acusação é grave e séria”, desfiou Malafaia. “Se não tem os nomes e as provas, cale a boca. Se tem, denuncie pelo bem da igreja evangélica”, acrescentou.

Como resposta, a senadora publicou uma lista com pastores, com requerimentos de convite ou convocação à CPMI, e igrejas que receberam transferências bancárias de investigados no esquema.

Leia também


Veja lista divulgada por Damares 

Igrejas

  • Transferência de sigilo da Adoração Church.
  • Transferência de sigilo da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo.
  • Transferência de sigilo do Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch).
  • Transferência de sigilo da Igreja Evangélica Campo de Anatote.

Pastores

  • Convite a Fabiano Campos Zettel, empresário e líder religioso, para comparecer à CPMI.
  • Convite a Cesar Belucci do Nascimento, líder religioso.
  • Convocação de André Machado Valadão, líder religioso, para prestar depoimento.
  • Transferência de sigilo de André Machado Valadão.
  • Convite a Péricles Albino Gonçalves, líder religioso.
  • Convite a André Fernandes, líder religioso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procissão em quilombo de Bacabal pede volta de crianças desaparecidas. Vídeo

<meta name="description" content="Resumo sobre a procissão e missa na localidade quilombola de São Sebastião dos Pretos, Bacabal (MA), em busca pelo retorno de...

Aline Campos é a primeira elimanada do ‘BBB 26’

Aline Campos foi a primeira eliminada do BBB 26, recebendo 61,64% dos votos e disputando a preferência do público contra Milena e Ana...

Tarcísio tenta evitar “beijo da morte” ao cancelar visita a Bolsonaro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cancelou a visita que faria a Jair Bolsonaro na prisão, marcada para esta quinta-feira...