Presidente interina da Venezuela pretende visitar Washington em breve, diz a Casa Branca

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, planeja visitar Washington em breve, segundo uma autoridade da Casa Branca, sem datas confirmadas. O anúncio aponta para uma janela diplomática entre Caracas e os EUA após recentes desdobramentos políticos e militares no país.

No eixo interno, Donald Trump afirmou que o governo interino venezuelano está cumprindo as exigências de Washington, incluindo o acesso ao setor petrolífero venezuelano e o envio de milhões de barris de petróleo aos EUA para comercialização. Ele também indicou que, por ora, Maria Corina Machado não integra a condução da transição, mas deixou em aberto a possibilidade de envolvimento futuro.

Na mesma linha, na sexta-feira em que houve reunião entre Trump e Machado, Rodríguez realizou uma conversa em Caracas com o diretor da CIA, John Ratcliffe. O tema tratou de segurança e cooperação econômica entre os dois países, visando alinhar posições. Ratcliffe é o membro do governo americano de maior escalão a visitar a Venezuela desde a operação militar de 3 de janeiro, que resultou na captura de Nicolás Maduro e de sua esposa, transferidos para Nova York para enfrentar acusações de narcoterrorismo.

Machado afirmou que Rodríguez não representa o povo venezuelano e criticou o que chamou de parte do “trabalho sujo” dessa fase de transição, mantendo a confiança em uma transição ordenada. Rodríguez disse, por sua vez, que, caso precise ir a Washington, fará a caminhada “a pé, caminhando, não arrastada”.

As informações são da agência EFE, com apuração de Nicolas Robert. A situação na Venezuela segue acompanhada de tensões e negociações internacionais, que podem influenciar o andamento da transição e as relações Caracas-Washington. Comente abaixo: como você vê a aproximação entre os governos venezuelano e norte-americano e quais impactos isso pode trazer para a região?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assassino de ex-premiê do Japão é condenado à prisão perpétua

Um tribunal distrital de Nara condenou à prisão perpétua Tetsuya Yamagami, de 45 anos, pelo assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, ocorrido durante uma...

China defende o sistema internacional da ONU após convite para ‘Conselho de Paz’ de Trump

A China afirmou nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, que defenderá o sistema internacional com a ONU no centro, um dia depois...

Trump confirma convite para Lula integrar ‘Conselho da Paz’: ‘Grande Papel’

Donald Trump confirmou nesta terça-feira (20) a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no Conselho da Paz e disse que...