As inscrições para o Sisu 2026 encerram nesta sexta-feira, 23 de janeiro, e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Este ano são oferecidas 274 mil vagas em 136 instituições públicas de educação superior em todo o Brasil, com 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Para se inscrever, o candidato precisa cumprir as regras do edital: ter concluído o ensino médio e ter obtido nota em uma das três últimas edições do Enem (2025, 2024 ou 2023), sem zerar a redação. Além disso, é possível indicar até duas opções de curso, com a 1ª e a 2ª opção.
O Sisu utiliza a nota do Enem para concorrer a vagas em universidades e institutos federais de ensino superior público no Brasil, dispensando vestibulares tradicionais. O programa também reserva vagas por meio da Lei de Cotas, com o objetivo de facilitar e democratizar o acesso ao ensino superior.
Mais informações podem ser consultadas no site oficial do Ministério da Educação. O MEC reforça que o Sisu é um mecanismo que facilita a entrada de estudantes no ensino superior público por meio das notas do Enem, mantendo regras de cotas e transparência no processo.
Se você pretende participar do Sisu 2026, compartilhe nos comentários suas dúvidas, expectativas ou experiências com o processo seletivo. Sua opinião pode ajudar outros leitores que estão nessa etapa.

Facebook Comments