Fim da novela: TikTok cria empresa conjunta nos EUA para evitar proibição

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

TikTok anunciou a criação de uma empresa conjunta nos Estados Unidos para operar a plataforma, buscando evitar uma proibição relacionada à sua propriedade chinesa. A nova estrutura, chamada TikTok USDS Joint Venture LLC, atenderá mais de 200 milhões de usuários e 7,5 milhões de empresas no país, com medidas mais rígidas de proteção de dados e moderação de conteúdo.

A gestão ficará a cargo de um conselho de sete membros, com maioria norte-americana. O CEO da nova entidade será Adam Presser, e o diretor de segurança será Will Farrell. O atual CEO do TikTok, Shou Chew, integrará a liderança para supervisionar a transição.

Na estrutura de propriedade, a ByteDance ficará com 19,9% da empresa conjunta, mantendo-se abaixo do teto de 20% estipulado por lei. Os grandes investidores são Silver Lake, Oracle e MGX, cada um com 15%. Outros aportes vêm de Dell Family Office, afiliadas de Susquehanna International Group e General Atlantic.

A criação da empresa vem em resposta a uma lei aprovada no mandato do antecessor do atual presidente Donald Trump, Joe Biden, que obrigava a ByteDance a vender as operações do TikTok nos EUA ou enfrentar uma proibição no maior mercado da plataforma.

Os dados dos usuários americanos serão armazenados na nuvem da Oracle, e a cibersegurança será auditada por especialistas externos em conformidade com as normas federais, segundo o TikTok.

Embora a nova estrutura foque nos EUA, as entidades globais do TikTok continuarão a gerenciar a integração de produto a nível internacional, bem como as atividades de comércio eletrônico e publicidade. A governança e a tomada de decisões sobre confiança e moderação de conteúdo ficarão sob a nova entidade, enquanto as operações globais seguirão sob o guarda-chuva do TikTok.

Investidores e a participação majoritária norte-americana fortalecem a posição da plataforma frente a reguladores, buscando manter o funcionamento nos EUA sem abrir mão da escalabilidade global.

O que você acha dessa movimentação? Deixe seu comentário com a sua opinião sobre o acordo e o futuro do TikTok nos Estados Unidos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rafinha é escolhido para o lugar do Muricy Ramalho no São Paulo

Muricy Ramalho não é mais o Coordenador Técnico de futebol do São Paulo FC. Depois de cinco anos no cargo, ele se despede...

VÍDEO: Explosão de postes gera princípio de incêndio e causa engarrafamento no bairro de São Rafael, em Salvador

Meta descrição: Explosão de postes na Avenida São Rafael, em Salvador, provoca princípio de incêndio, congestionamento intenso e isolamento da área perto do...

Senador Humberto Costa diz que PT pode incluir alianças no campo da direita: “Estamos discutindo”

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o PT precisa montar uma estratégia para garantir candidaturas lulistas que apoiem o futuro governo de...