Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que concederá isenção de vistos de curta duração a cidadãos chineses, como resposta à isenção adotada pela China desde 2025. O anúncio foi feito em conversa por telefone com o presidente Xi Jinping, na noite de quinta-feira (22), segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

Em nota publicada na manhã de sexta-feira (23), o Planalto explicou que a isenção ocorre no contexto da ampliação da cooperação em áreas da “fronteira do conhecimento”. A medida de isenção de visto para a China passou a valer para brasileiros desde 1º de junho de 2025, com validade de um ano, e foi prolongada até 31 de dezembro de 2026. Segundo a Agência Brasil, a medida também inclui Argentina, Chile, Peru e Uruguai.

O objetivo é facilitar o intercâmbio entre o Brasil e a China, ampliando os vínculos entre as duas regiões. Portadores de passaportes comuns válidos desses países ficam isentos da exigência de visto para entrar na China a fins de negócios, turismo, visita a familiares ou amigos, intercâmbios e trânsito, com permanência de até 30 dias sem visto.

No telefonema, que durou cerca de 45 minutos, Lula e Xi discutiram o adensamento das relações bilaterais desde a visita de Xi ao Brasil em novembro de 2024 e a formação da Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável. A nota destaca sinergias entre os projetos nacionais de infraestrutura, transição ecológica e tecnologia, reforçando que Brasil e China têm papel central na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio. Os presidentes reiteraram o compromisso com o fortalecimento das Nações Unidas como caminho para a paz e a estabilidade mundial.

Queremos saber sua opinião: como você enxerga esse avanço na relação entre Brasil e China e o impacto da isenção de visto para cidadãos dos dois países? Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supercopa: Rossi e Hugo Souza fazem rivalidade a parte sob as traves. Garanta seu ingresso

De um lado, Agustín Rossi, argentino, 29 anos, goleiro titular do time carioca. Do outro, Hugo Souza, 26 anos. A joia da Seleção...

Lula diz que “quer fazer guerra com o poder do convencimento” e cita Mahatma Gandhi: “Fazer política na paz”

Durante o aniversário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende...