“O multilateralismo está sendo jogado fora”, diz Lula em críticas a Trump e cobranças de reforma na ONU

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou Donald Trump e pediu uma reforma da Organização das Nações Unidas para fortalecer o multilateralismo, em discurso no aniversário do MST no Parque de Exposição, em Salvador. Lula afirmou que está em diálogo com lideranças políticas para agendar uma reunião que possa impedir o predomínio da força da arma e da intolerância no cenário mundial.

No pronunciamento, Lula afirmou que o multilateralismo está sendo jogado fora pelo unilateralismo e que a carta da ONU corre o risco de ser desrespeitada. Ele também acusou Trump de buscar criar uma nova ONU, em que ele, sozinho, seria o dono da instituição.

Lula em evento do MST em Salvador

Lula afirmou ainda que vem telefonando para chefes de Estado de várias nações para assegurar o direito ao multilateralismo. Ele disse ter conversado com Putin, Xi Jinping, o primeiro-ministro da Índia e o presidente da Hungria, buscando organizar encontros que imponham a cooperação global em vez da força.

O presidente ressaltou que o Brasil não tem preferência de relação, mas quer manter relações com Estados Unidos, Cuba, China, Índia e Rússia, sem retornar a uma posição de colônia. A ideia é manter uma atuação externa que privilegie o diálogo e a cooperação multilateral.

Compartilhe nos comentários sua opinião sobre o papel da ONU e o futuro do multilateralismo no cenário internacional.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Militares dos EUA se preparam para possível operação no Irã

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão se preparando para uma possível operação contra o Irã, caso o presidente...

Décio Martins relata incidente com ambulantes no primeiro dia do Carnaval e destaca serviços ofertados pela prefeitura

O secretário municipal de Ordem Pública de Salvador, Décio Martins, detalhou as ações da pasta durante o Carnaval e comentou um incidente registrado...

Após Toffoli, delegados pedem a Motta direito de recorrer de ministros

Delegados pedem direito de recorrer em inquérito policial e de contestar autoridades no STF A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF)...