Em 24 de janeiro de 2026, o almirante Brad Cooper, comandante do CENTCOM, e o chefe do Estado-Maior de Israel, Eyal Zamir, reuniram-se em Israel, primeiro em encontro privado e depois com comandantes adicionais. O Exército israelense informou que não foram divulgados detalhes sobre os temas discutidos.
O encontro ocorreu em um momento de tensões na região, com o Irã sendo visto como possível alvo de retaliação caso os EUA bombardeiem a República Islâmica. Não houve divulgação de assuntos específicos tratados durante as reuniões, conforme o comunicado militar.
As forças armadas enfatizaram que o encontro reforça a relação entre as lideranças e representa um passo para estreitar a cooperação em defesa entre Israel e os EUA.
Nas redes, o Exército de Israel destacou que a visita do comandante do CENTCOM a Israel ocorreu na condição de convidado oficial do chefe do Estado-Mior e reforça a parceria estratégica entre as duas nações.
Em comunicado separado, o porta-voz das forças alertou que as diretrizes de segurança no país permanecem inalteradas, pedindo calma à população.
Também chegaram a Israel Steve Witkoff, enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, e Jared Kushner, genro do presidente dos EUA, Donald Trump. Os encontros trataram, principalmente, da Faixa de Gaza — desarmamento do Hamas, abertura da passagem Rafah e recuperação do corpo do refém Ran Gvili — além de avaliação da escalada com o Irã, segundo a imprensa israelense.
Com informações da Agência EFE.
A visita aponta para a continuidade da cooperação militar entre EUA e Israel em meio a tensões regionais. O que você pensa sobre os desdobramentos na região e as negociações em Gaza? Deixe seu comentário, compartilhe sua opinião e participe da conversa.

Facebook Comments