
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o aumento da tarifa contra a Coreia do Sul para 25% em resposta ao Parlamento sul-coreano, que ainda não aprovou o acordo comercial firmado entre Washington e Seul em julho do ano anterior. A medida foi comunicada nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2025.
“O presidente Lee e eu chegamos a um excelente acordo para ambos os países em 30 de julho de 2025, e reafirmamos esses termos enquanto eu estava na Coreia em 29 de outubro de 2025. Por que o Legislativo coreano não o aprovou?”, questionou Trump em uma publicação na rede social Truth.
Segundo o líder norte-americano, a taxa de 25% será válida para automóveis, madeira e produtos farmacêuticos importados da Coreia do Sul pelos EUA. A previsão é de que a alíquota se aplique a todas e outras tarifas recíprocas.
Com a decisão, Seul voltou a ser taxado na mesma faixa que Trump havia anunciado no ano anterior. Após negociações com o presidente sul-coreano Lee Jae Myung, o mandatário norte-americano decidiu reduzir a tarifa para 15%.
Até o momento, o governo da Coreia do Sul não se pronunciou oficialmente sobre a nova tarifa imposta aos seus produtos.
Como você vê esse movimento da administração norte-americana? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte o que pensa sobre impactos econômicos e diplomáticos dessa decisão.

Facebook Comments