Bando exporta minério à China, ganha R$ 24 milhões e banca helicóptero. Veja vídeo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (27/1), a Operação Nêmesis para investigar a extração clandestina de manganês e a exportação irregular do minério a partir do sudeste do Pará, com ações de busca e apreensão em várias localidades.

As apurações indicam que o manganês retirado da zona rural de Marabá era enviado ao mercado internacional, principalmente à China, por meio de fraudes documentais que escondiam a origem do material.

Ao todo, foram expedidos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva pela Justiça Federal, com cumprimentos em Belém, Parauapebas, Goiânia e Belo Horizonte, envolvendo os estados do Pará, Goiás e Minas Gerais.

Durante a operação, os policiais apreenderam um helicóptero, um veículo, joias e outros bens de alto valor, além do bloqueio de até R$ 24 milhões em contas e ativos ligados aos investigados.

A investigação aponta que o grupo atuava de forma estruturada, desde a retirada do minério em áreas sem autorização até a inserção no mercado formal, por meio de notas fiscais fraudulentas que simulavam origem legal do manganês.

A Polícia Federal identificou a participação de mineradoras, operadores logísticos e intermediários financeiros na cadeia, que mantinha o esquema para ocultar a procedência do minério e driblar a fiscalização ambiental e tributária.

A Operação Nêmesis resulta do aprofundamento de investigações iniciadas em 2024, que já haviam apontado práticas semelhantes na região, alvo das ações Dolos I e Dolos II.

Participe nos comentários e compartilhe sua opinião sobre os impactos da mineração ilegal e das fraudes no setor de manganês e na economia local.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidora nega acusação de vazar dados da Receita: “Reputação ilibada”

A defesa da servidora da Receita Federal Ruth Machado dos Santos se manifestou, na noite desta quarta-feira (18/2), sobre as acusações de ter vazado...

OAB-RJ considera desfile em homenagem a Lula como “preconceito religioso”

A Secção do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) afirmou que desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em...

Homem morre após capotamento na BA-545, em Jaguaquara

Um homem de 28 anos morreu vítima de um acidente de trânsito no fim da tarde desta terça-feira (17), na BA-545, no trecho entre...