CBF anuncia programa de profissionalização de árbitros de futebol

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o primeiro modelo de profissionalização da arbitragem nacional, com contratações fixas para o Brasileirão da Série A, visando elevar o padrão técnico, físico e psicológico dos árbitros ao longo do ano.

O projeto prevê a contratação, por temporada, de 72 árbitros. A composição envolve 20 árbitros centrais (11 credenciados pela FIFA), 40 assistentes (20 FIFA) e 12 profissionais para atuar como árbitros de vídeo (VAR). Os contratos incluem remuneração mensal, taxas por performance e bônus, sem exclusividade, além de apoio técnico, psicológico e de preparação física.

Antes, os árbitros atuavam sem vínculo formal com a CBF, recebendo por partida. O presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que é “um movimento que segue as melhores práticas de outras federações” e que houve necessidade de investir mais em apoio, preparo e tecnologia para reduzir erros.

Os 72 profissionais passarão por avaliações sistemáticas, com observadores e uma comissão técnica contratada pela CBF. Serão avaliados por variáveis como controle de jogo, aplicação das regras, condicionamento físico e clareza na comunicação, com um ranking atualizado a cada rodada. Além disso, terão planos individualizados de treino, monitoramento tecnológico e quatro avaliações anuais com testes físicos e simulações de jogo, além de rede de apoio que inclui preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.

O programa foi elaborado ao longo do último ano por um grupo de trabalho liderado por Netto Góes, Helder Melillo e Davi Feques, com a participação de 38 clubes das Séries A e B, além de consultores internacionais, árbitros, federações e associações. O investimento total é de R$ 195 milhões para 2026 e 2027 e a implementação começará em março, com contratações e o novo modelo de funcionamento já em prática.

Essa mudança marca a entrada em uma nova era para a arbitragem no futebol brasileiro, com foco maior em profissionalização, formação contínua, avaliação de desempenho e suporte técnico. Como você vê essa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas expectativas para as próximas temporadas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlinhos Maia diz que vai dar pausa no Rancho para descansar: “Vou ser rico em algum lugar fora do Brasil”

Ame ou odeie, ninguém pode negar a força de Carlinhos Maia. O influenciador é hoje um dos nomes mais fortes no Brasil nas...

Beberes revela planos na comunicação e comenta presença de Tatau na web: “Queria que as pessoas conhecessem ele”

Beberes, filha do cantor e compositor Tatau, um ícone da música baiana, concedeu uma entrevista exclusiva ao Bahia Notícias durante o Carnaval de...

Idoso de 78 anos morre após atropelamento em Lagedo do Tabocal

Um idoso de 78 anos morreu após ser atropelado por uma motocicleta em Lagedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá. O acidente ocorreu...