Reinauguração do Teatro Castro Alves é prevista para final do 1º semestre de 2026 com retorno do Domingo no TCA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Domingo no TCA, um dos projetos mais marcantes do Teatro Castro Alves, retorna à programação do espaço com a reinauguração da Sala Principal prevista para ocorrer até o final do primeiro semestre de 2026. A atualização foi anunciada durante a visita ao espaço nesta terça-feira, em uma comitiva que contou com a presença da ministra da Cultura Margareth Menezes e do secretário de Cultura Bruno Monteiro.

Bruno Monteiro afirmou que a reinauguração contará com uma programação ampla e especial. O objetivo é manter o eixo de acessibilidade e democratização do acesso, abrindo o TCA a fazeres culturais e à população, de modo que o espaço seja sentido pela cidade baiana, pelos artistas locais e nacionais.

O governador Jerônimo Rodrigues pediu reservar uma data da semana de reinauguração para atender aos trabalhadores da obra. A agenda prevê uma grande programação para o final do primeiro semestre, quando o TCA voltará ampliado, modernizado e mais seguro, o que deve incentivar a requalificação de outros equipamentos culturais da região.

Para a ministra Margareth Menezes, a entrega do novo TCA é um momento de celebração para o governo e para a população. Ela destacou que o Teatro Castro Alves é uma obra de arte do estado da Bahia e que cabe a todos zelarem por esse patrimônio, que guarda a história da música popular brasileira.

Com aporte de 260 milhões de reais, a requalificação abrange obras na Sala Principal e no Foyer, além de intervenções para modernizar o Jardim Suspenso, ampliar o Centro Técnico e melhorar as dependências dos corpos artísticos residentes, como a Osba e o BTCA. O secretário Bruno Monteiro também destacou que o TCA vai crescer em espaço, contando com um centro técnico, um novo espaço de experimentação artística e melhorias na produção de cenários e figurinos, beneficiando toda a cadeia cultural do estado.

Qual é a sua expectativa para a reinauguração do TCA? Compartilhe nos comentários o que você quer ver neste espaço renovado, quais peças ou atividades você espera na programação de Domingo no TCA e como a cultura pode chegar mais perto do público na região.



Notas de SEO:
– Meta description sugerida: O Domingo no TCA retorna à programação com a reinauguração da Sala Principal prevista para o fim do 1º semestre de 2026, após investimento de 260 milhões de reais, com foco em acessibilidade, democratização do acesso e melhoria de estruturas para Osba e BTCA.
– Palavras-chave sugeridas: TCA, Domingo no TCA, reinauguração, Sala Principal, Teatro Castro Alves, Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes, Bruno Monteiro, Osba, BTCA, cultura da Bahia, renovação de teatros.

Observação final: que você acha que esse renascimento do TCA pode significar para a cena cultural da Bahia? Conte nos comentários: que apresentações você gostaria de ver nesse espaço renovado?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Passageira relata assalto dentro de vagão do metrô de Salvador após retorno do Carnaval

Uma jovem relatou ter sido vítima de assalto na madrugada do último sábado (14), dentro de um vagão do metrô de Salvador, nas proximidades...

‘Guerreiras do K-Pop’ no Oscar 2026: Sinopse, elenco e chances de vitória

Jovem Pan> Entretenimento> TV e Cinema> ‘Guerreiras do K-Pop’...

Enredo pró-Lula teve R$ 9,6 milhões e reuniões no Palácio do Planalto

A escola de samba Acadêmicos de Niterói recebeu R$ 9,6 milhões em verba pública para realizar seu desfile deste ano, que homenageou o presidente...