Copom mantém taxa de juros em 15%, mas indica possibilidade de redução nas próximas reuniões

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 15% após a reunião desta quarta-feira (28). Segundo a nota técnica, o cenário atual exige cautela, mas indica que a Selic poderá ser reduzida nas próximas reuniões caso a inflação permaneça sob controle. Foi a quinta vez consecutiva que o Copom manteve a taxa nesse patamar.

O Copom aponta que o ambiente de elevada incerteza exige prudência na condução da política monetária. A estratégia vigente tem contribuído para a convergência da inflação à meta, com calibração do nível de juros conforme a inflação evolui. Caso o cenário se confirme como esperado, o comitê poderá iniciar a flexibilização na próxima reunião, mantendo a restrição necessária para assegurar a convergência da inflação à meta.

De acordo com o Boletim Focus, a projeção é de que a Selic atinja 12,25% no fim de 2026, reforçando a expectativa de cortes graduais nos próximos encontros. A próxima reunião do Copom está marcada para 17 e 18 de março.

Atualmente, a taxa de 15% é o maior patamar desde julho de 2006, quando chegou a 15,25% ainda no primeiro mandato do presidente Lula.

Como você vê o cenário para os juros nos próximos meses? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas expectativas sobre a trajetória da inflação e da economia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo pode enviar projeto pelo fim da escala 6×1 no Congresso, diz Gleisi Hoffmann

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, informou nesta quarta-feira (28) que o fim da escala de seis dias de trabalho por um...

Master: deputadas do PSol e da Rede pedem à PGR afastamento de Toffoli

Um grupo de deputadas do PSOL e da Rede Sustentabilidade acionou a Procuradoria-Geral da República para pedir o afastamento do ministro Dias Toffoli...

Deputado Leandro de Jesus indica possibilidade de receber apoio da família Bolsonaro após interação nas redes sociais

Leandro de Jesus (PL) indicou a possibilidade de receber apoios da família Bolsonaro para conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano,...