Polícia deflagra operação contra fraude em postos na RMS; grupo usava chips para manipular volumes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (28), a Operação Acesso Remoto para combater adulteração e fraude na venda de combustíveis em postos da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação cumpre sete mandados de busca e apreensão em Lauro de Freitas e Simões Filho.

opera%C3%A7%C3%A3o%20postos%202

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Segundo a polícia, as investigações começaram após a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) receber uma representação do Ministério Público (MP-BA), apontando indícios da atuação de uma organização criminosa especializada na adulteração de combustíveis.

Na denúncia, o MP relatou que o grupo utilizaria mecanismos eletrônicos instalados de forma subterrânea, acionados remotamente, para manipular o volume e a composição química dos produtos comercializados aos consumidores.

De acordo com o inquérito, o esquema envolveria a instalação de chips eletrônicos em bombas de combustíveis e válvulas subterrâneas, com obras de engenharia que dificultariam a identificação das fraudes durante fiscalizações de rotina.

Diante dos indícios, a Decon solicitou à Justiça o deferimento dos mandados de busca e apreensão, para ter acesso a todos os compartimentos dos postos investigados e verificar a possível adulteração dos combustíveis.

A operação conta com o apoio da ANP, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).

As diligências seguem em andamento e, até o momento, aparelhos celulares foram apreendidos e serão submetidos à perícia.

Entenda o impacto dessa apuração: adulteração de combustíveis afeta diretamente o bolso do consumidor e a segurança energética da região. Comente abaixo com sua opinião, dúvidas ou relatos sobre irregularidades em postos da RMS.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Garrafas de vidro e bebidas sem rótulos: DF Legal faz balanço no Carnaval

A Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) realizou duas mil abordagens em 112 blocos de Carnaval espalhados...

Homem cai em carro alegórico da Grande Rio na Marquês de Sapucaí

Um homem caiu de um carro alegórico da Grande Rio durante o desfile da escola, na última...

França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita

Nesta quarta-feira (18/2), foram presas mais dois suspeitos na investigação da morte do militante Quentin Deranque, totalizando 11 detenções. O caso alimenta fortes...