Presidente do STF propõe rede de tribunais latino-americanos em defesa da democracia e direitos humanos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Fachin propõe rede de tribunais latino-americanos para fortalecer democracia

O presidente do STF e do CNJ, ministro Edson Fachin, defendeu nesta terça-feira (27) a criação de uma rede de tribunais da América Latina e do Caribe para fortalecer a democracia e os direitos humanos. A ideia foi apresentada durante o seminário “Conversa entre Presidentes de Altos Tribunais” na sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), em San José, Costa Rica.

Para Fachin, o objetivo é promover maior diálogo e cooperação entre os integrantes do Sistema Interamericano. “É algo simples em formato, mas ambicioso em propósitos: um espaço para ampliar o diálogo e a cooperação entre nós, mantendo os tribunais constitucionais da região alinhados quando está em jogo a força da democracia constitucional”, disse.

Ele destacou os desafios atuais ao cenário internacional, afirmando que os parâmetros básicos da convivência internacional, moldados desde o fim da Segunda Guerra, estão sendo questionados. “O Sistema Interamericano de Direitos Humanos e a Corte IDH devem ser uma frente de resistência”, acrescentou, ressaltando conquistas recentes em defesa da democracia e dos direitos humanos.

Fachin associou esses desafios aos ataques no cenário interno brasileiro, lembrando os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. Para ele, é nesse ponto que os tribunais constitucionais ganham significado renovado na proteção das instituições democráticas, citando como alvos de populistas autoritários a independência judicial, perseguição de juízes e ciberataques contra tribunais.

O ministro reforçou o papel dos tribunais constitucionais na materialização dos direitos humanos. Sem democracia, não há como falar em direitos. Desigualdades, crises migratórias e climáticas, violência contra minorias e outros desafios requerem cooperação técnica e estratégica entre as cortes para manter o Estado de Direito democrático.

Concluiu chamando a atenção para a 16ª Reunião da Conferência Ibero-Americana dos Tribunais Constitucionais, que o STF sediará entre 12 e 14 de maio.

E você, o que pensa sobre a ideia de uma rede regional de tribunais? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação rápida no circuito: Polícia localiza veículo abandonado e devolve a dono em Mucuri

Mucuri, Bahia - uma motocicleta foi furtada na noite de segunda-feira (16), no centro da localidade, nas proximidades do circuito oficial do Carnaval,...

Índia: Lula tem reuniões bilaterais na pauta, além da agenda com Modi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Nova Délhi, capital da Índia, nesta quarta-feira (18/2), por volta das 6h (horário...

O Supremo Tribunal Federal apanha quando merece, e quando não

É grave quando um ministro do STF comanda a investigação de um crime envolvendo o próprio tribunal; ainda mais grave é a descoberta...