Governo dos EUA afasta dois agentes de imigração que mataram cidadão americano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Governo dos EUA suspende dois agentes da Patrulha de Fronteira (CBP) envolvidos na morte de Alex Pretti, 37 anos, durante um protesto em Minneapolis contra a política imigratória de Donald Trump. O caso ocorre em meio a tensões que já vinham se desenrolando após a morte de Renee Good, também de 37, baleada pela polícia de imigração (ICE) no dia 7.

Segundo a CBP, os dois agentes envolvidos na morte de Pretti estão suspensos desde o último sábado, dentro de um protocolo padrão. O The New York Times informou que as autoridades atiraram dez vezes contra a vítima enquanto tentavam imobilizá-la no chão, conforme relato da imprensa.

Trump afirmou que desejava “desescalar” a situação em Minneapolis, ponto focal das tensões provocadas por sua ofensiva contra a imigração. No entanto, o republicano de 79 anos passou a criticar o prefeito da cidade, Jacob Frey, por não cooperar com autoridades federais para conter imigrantes irregulares. Frey rebateu, dizendo que o trabalho da polícia é garantir a segurança dos cidadãos, não fazer cumprir leis federais de imigração.

A ofensiva do governo federal também inclui ações como a divulgação de que 16 suspeitos de terem “agredido agentes federais das forças de ordem” foram detidos, conforme publicação da procuradora-geral Pam Bondi. A investigação do FBI também envolve um caso ligado a acusações de corrupção envolvendo imigrantes somalis no estado, enquanto surgem relatos de novos incidentes, incluindo um ataque a Ilhan Omar, que geram críticas sobre o clima de segurança no país.

A população de Minneapolis se prepara para novas operações policiais, com moradores relatando sensação de insegurança. Um café local, por exemplo, chegou a oferecer refeição gratuita a quem precisar. Diante do momento, moradores veem o impacto da violência e das medidas federais no cotidiano da cidade. Se você acompanhou este caso, comente abaixo com sua leitura sobre o que está acontecendo nos EUA e como isso pode influenciar a imigração no país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após cinco meses, La Niña se prepara para dizer adeus e abre caminho para El Niño

La Niña está perto do fim após quase cinco meses com águas superficiais mais frias no Pacífico equatorial. A Administração Nacional Oceânica e...

Nova tempestade de inverno pode atingir os Estados Unidos

Os Estados Unidos enfrentam a pior nevasca da história, que já deixou pelo menos 30 mortes, cerca de um milhão de pessoas sem...

Rubio garante que EUA não planejam ofensiva contra a Venezuela: ‘Total certeza’

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira que os EUA não planejam ofensiva na Venezuela e não pretendem agir...