O Rio São Francisco, quarto maior da América Latina, está acima da cota de alerta em várias cidades de Minas Gerais e da Bahia. O período de chuvas, iniciado em novembro, segue até março. Os dados são do boletim mais recente do Sistema de Alerta Hidrológico da bacia, divulgado na manhã desta quinta-feira (29).
O nível atual do rio passou de 7,5 metros em Pedras de Maria da Cruz, no norte de Minas, equivalendo a 2 metros acima da cota de inundação.
Na cidade mineira de São Francisco e nos municípios baianos de Carinhanha e Bom Jesus da Lapa, as águas já ultrapassaram as margens, provocando alagamentos em áreas específicas. Cerca de 150 mil pessoas vivem nessas quatro cidades.
Com a cheia do São Francisco e dos afluentes, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais indica chance “moderada” de enxurradas, entupimento de córregos e alagamentos em áreas rebaixadas com problemas de drenagem.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil, em mais da metade das estações de monitoramento ao longo do rio, a previsão é manter o nível abaixo da cota de alerta, sem probabilidade próxima de inundação.
O cenário atual reforça a necessidade de monitoramento contínuo e de medidas preventivas nas regiões mais vulneráveis, com atenção especial a imóveis e vias próximas a rios e córregos.
E você, tem observado chuvas fortes na sua localidade? Compartilhe nos comentários como tem sido a situação e se já adotou alguma providência para enfrentar os impactos.

Facebook Comments