Operação da PF investiga falsos indígenas em esquema de fraudes no INSS no Extremo Sul da Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (28) a Operação Monã, para investigar um suposto esquema de fraudes previdenciárias no Extremo Sul baiano. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.

Segundo a PF, pessoas que não pertencem à etnia pataxó estariam recebendo indevidamente benefícios do INSS, como aposentadoria rural e salário-maternidade, mediante documentos ideologicamente falsos.

O esquema é conhecido informalmente como “Green Card Patax” e envolve a assinatura de declarações falsas pelos participantes. Os documentos, segundo a PF, teriam sido validados pela Funai.

Os beneficiários dos pagamentos irregulares eram obrigados a contratar empréstimos consignados, com valores repassados aos integrantes do grupo. Durante a ação, armas e munições de calibre restrito foram apreendidas. Todo o material recolhido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro para os procedimentos legais.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, os investigados poderão responder por estelionato qualificado e associação criminosa, entre outros crimes. A operação envolveu a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social, pela Força-Tarefa Previdenciária da Bahia, e a Força Nacional.

Interessado no assunto? Deixe sua leitura nos comentários com a sua opinião sobre medidas para coibir fraudes em benefícios sociais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OAB-RJ considera desfile em homenagem a Lula como “preconceito religioso”

A Secção do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) afirmou que desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em...

Homem morre após capotamento na BA-545, em Jaguaquara

Um homem de 28 anos morreu vítima de um acidente de trânsito no fim da tarde desta terça-feira (17), na BA-545, no trecho entre...

MPSP apura falha do Conselho Tutelar após menina chegar morta à UPA

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou um inquérito civil para apurar possível omissão do poder público no caso da menina, de 3...