Pelourinho recebe 11º Festival Internacional de Capoeiragem nesta quinta; confira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Centro Histórico de Salvador receberá a 11ª edição do Festival Internacional de Capoeiragem a partir desta quinta-feira (29). O evento, que ocorre a cada dois anos na Bahia, contará com oficinas e torneio de Capoeira, encontro literário com rodas de conversa, além de um dia de passeio cultural no Recôncavo Baiano e do encerramento, no dia 2 de fevereiro, com a Romaria dos Capoeiras, um desfile pelas ruas do Rio Vermelho durante a Festa de Iemanjá.

O Festival ocorre no Pátio de Ordem Terceira (POT) e reúne praticantes, mestres e admiradores de diversas nacionalidades, como Suíça, Alemanha, França, EUA, Canadá e Japão. Capoeiristas de mais de 20 países já estão inscritos para o evento. 

Com realização da Escola Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, através do Instituto CTE Capoeiragem, o festival é considerado um dos mais importantes encontros dedicados à valorização e difusão da Capoeira no mundo. 

“O Festival Capoeiragem é um evento lindo e cada edição é muito aguardada. São cinco dias de uma programação repleta de atividades para crianças e adultos, para quem já conhece a Capoeira e para quem quer conhecer. Essa união de públicos, com integração à comunidade, é um pilar fundamental, principalmente porque teremos a presença de capoeiristas e mestres de Capoeira de renome internacional. Será um encontro especial e cheio de emoções”, celebra mestre Balão, presidente do CTE Capoeiragem e idealizador do festival. 

PROGRAMAÇÃO
A abertura do festival, no dia 29 de janeiro, acontecerá a partir das 19h, no Pátio Ordem Terceira, convidando a todos a vestirem trajes brancos. A noite terá início com uma grande roda de Capoeira com mestres e convidados. Em seguida, haverá um momento de homenagens a grandes nomes da Capoeira, como os mestres Virgílio e Itapoan e mestra Rita da Barquinha. O final da noite terá uma atração cultural e o lançamento de “Capoeiragem Mirim e a Educação Holística – Um estudo de caso sobre educação na Capoeira”, primeiro livro de mestre Balão. 

No dia 30 de janeiro, a partir das 9h, também no Pátio Ordem Terceira, o festival será dedicado ao torneio e às oficinas. As oficinas serão de Capoeira e Capoeira Contemporânea para crianças e adultos. Já o Torneiro Ubuntu de Capoeira será voltado ao público infantojuvenil. Na atividade, que remete ao termo africano que significa “eu sou porque nós somos”, todos poderão competir com união, enfatizando a importância da coletividade, da empatia e do espírito de equipe. À noite, ainda acontecerão batizado, troca de graduação e a tão esperada formatura. 

No dia 31 de janeiro, o festival terá uma programação especial no Recôncavo baiano. Os inscritos na atividade sairão em direção a Santo Amaro para conhecer locais históricos da cidade. Lá, haverá a palestra “O Maculelê do Mestre Popó”, com a professora Maria Mutti, uma oficina de Maculelê com mestre Macaco e uma oficina de Capoeira com mestre Folha. Para encerrar, antes do retorno a Salvador, mestra Rita da Barquinha conduzirá uma vivência de Samba de Roda na Ação Griô. 

De volta ao Pelourinho, no dia 1º de fevereiro, a partir das 10h, o festival terá Encontro Literário e Feira Literária, com seis rodas de conversa conduzidas por Antônio Liberac, mestre Balão e Luís Victor Castro. Pesquisadores de universidades estaduais e federais da Bahia ligados à Capoeira irão discutir temas como a economia da Capoeira e as mulheres na Capoeira. 

Uma das mesas terá como tema a Capoeira como forma de desenvolvimento educacional, marcando o lançamento do primeiro livro de mestre Balão, responsável pelo projeto social Capoeiragem Mirim. O livro ‘Capoeiragem Mirim e a Educação Holística – Um estudo de caso sobre educação na Capoeira’ é fruto de uma pesquisa realizada com cerca de 100 crianças e adolescentes em vulnerabilidade durante a atuação desse projeto social em Camaçari, em 2022. A iniciativa permitiu o acompanhamento desses jovens antes, durante e depois do período de aulas. 

Encerrando a 11ª edição do Festival Internacional de Capoeiragem, no dia 2 de fevereiro, as ruas do Rio Vermelho serão palco da 5ª edição da Romaria dos Capoeiras. Aberta ao público e gratuita, a atividade terá concentração às 4h30, no Largo da Mariquita, com música, Capoeira e samba sob o comando do músico, artista e ativista social Tonho Matéria. Em desfile, os participantes irão até a Rua Fonte do Boi, onde ao final acontecerá uma grande roda de samba. Além da Escola CTE Capoeiragem e do Instituto CTE Capoeiragem, o desfile terá parceria da Associação Cultural de Capoeira Mangangá e do Bloco da Capoeira. 

O local do festival tem acesso livre para o público, que pode acompanhar gratuitamente a atividade de abertura, a feira literária, o batizado, a troca de graduação, a formatura e o Torneio Ubuntu, assim como a Romaria dos Capoeiras. Já para participar das oficinas, palestras e rodas de conversa é preciso estar inscrito. 

As inscrições acontecem através do formulário no site festivalcapoeiragem.com.br. Elas são feitas a partir de pacotes de valores variados com diferentes combinações das atividades disponíveis. Nos dias do evento, as inscrições para as atividades avulsas poderão ser realizadas mediante disponibilidade de vagas. Para mais informações: @festivalcapoeiragem | (71) 982435434 | (71) 991790025. 

SERVIÇO
11º Festival Internacional de Capoeiragem  
Data: De 29 de janeiro a 02 de fevereiro
Local: Pátio Ordem Terceira (POT), Rua da Ordem Terceira – Pelourinho
Para conferir a programação completa e realizar a inscrição, acesse o site festivalcapoeiragem.com.br

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa vence licitação para novo gramado de Pituaçu com investimento de R$ 2,1 milhões

A empresa Pro Soccer – Desenvolvimento Esportivo e Implantação de Áreas Verdes teve confirmada a vitória na Concorrência Eletrônica nº 008/2025, que prevê a...

Empresa vence licitação para novo gramado de Pituaçu com investimento de R$ 2,1 milhões

A empresa Pro Soccer – Desenvolvimento Esportivo e Implantação de Áreas Verdes teve confirmada a vitória na Concorrência Eletrônica nº 008/2025, que prevê a...

Ancelotti vai ao Maracanã e assiste vitória do Fluminense sobre Grêmio

Fluminense derrotou o Grêmio por 2 x 1 no Maracanã. Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti assistiu ao jogo em camarote