Pelourinho recebe 11º Festival Internacional de Capoeiragem nesta quinta; confira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Centro Histórico de Salvador recebe a 11ª edição do Festival Internacional de Capoeiragem, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. O evento bienal oferece oficinas, torneio de Capoeira, encontro literário e um passeio cultural pelo Recôncavo Baiano, com o encerramento da Romaria dos Capoeiras no Rio Vermelho, durante a Festa de Iemanjá.

O festival acontece no Pátio Ordem Terceira (POT) e reúne mestres, praticantes e admiradores de diversas nacionalidades. Capoeiristas de mais de 20 países, incluindo Suíça, Alemanha, França, EUA, Canadá e Japão, já estão inscritos.

A organização fica a cargo da Escola Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, por meio do Instituto CTE Capoeiragem, consolidando-se como um dos principais encontros dedicados à Capoeira no mundo. O presidente do CTE Capoeiragem, Mestre Balão, ressalta a importância de reunir públicos de diferentes origens.

“O Festival Capoeiragem é um evento lindo e cada edição é muito aguardada”, afirma Mestre Balão, destacando a oportunidade de aproximar crianças, adultos e moradores da cidade por meio da Capoeira, com a participação de mestres de renome internacional.

A programação de abertura, na noite de 29 de janeiro, começa às 19h no POT, com traje branco, uma grande roda de Capoeira e homenagens a mestres como Virgílio, Itapoan e Rita da Barquinha. O lançamento de Capoeiragem Mirim e a Educação Holística – Um estudo de caso sobre educação na Capoeira, de Mestre Balão, encerra a noite em tom especial.

No dia 30, a partir das 9h, também no POT, o foco será o torneio e as oficinas de Capoeira e Capoeira Contemporânea para crianças e adultos. O Torneio Ubuntu, destinado ao público infanto-juvenil, enfatiza a importância da coletividade, empatia e espírito de equipe. À noite haverá batizado, troca de graduação e formatura.

No dia 31 de janeiro, a programação especial segue no Recôncavo Baiano. Os inscritos farão uma saída rumo a Santo Amaro para conhecer locais históricos, com palestra “O Maculelê do Mestre Pó”, oficina de Maculelê com Mestre Macaco e capoeira com Mestre Folha. Para encerrar, Mestra Rita da Barquinha conduzirá uma vivência de Samba de Roda na Ação Griô.

De volta ao Pelourinho, em 1º de fevereiro, a partir das 10h, ocorre o Encontro Literário e a Feira Literária, com seis rodas de conversa conduzidas por Antônio Liberac, Mestre Balão e Luís Victor Castro. Pesquisadores de universidades baianas e federais discutirão temas como a economia da Capoeira e o papel das mulheres na prática, incluindo o lançamento do primeiro livro de Mestre Balão, fruto de pesquisa com cerca de 100 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social Capoeiragem Mirim em Camaçari, em 2022.

Encerrando a 11ª edição, em 2 de fevereiro, a Romaria dos Capoeiras percorre as ruas do Rio Vermelho com música, Capoeira e samba, sob o comando do músico Tonho Matréria. O desfile envolve parcerias da Escola CTE Capoeiragem, da Associação Cultural de Capoeira Mangangá e do Bloco da Capoeira, com concentração às 4h30 no Largo da Mariquita e passagem pela Rua Fonte do Boi.

O festival oferece acesso livre para a abertura, feira literária, batizado, troca de graduação, formatura e o Torneio Ubuntu, além da Romaria dos Capoeiras. Para participar das oficinas, palestras e rodas de conversa, é necessária inscrição prévia. As inscrições estão abertas pelo site festivalcapoeiragem.com.br, com pacotes variados. Nos dias do evento, vagas avulsas poderão surgir conforme disponibilidade. Mais informações: @festivalcapoeiragem | (71) 98243-5434 | (71) 99179-0025.

Serviço: 11º Festival Internacional de Capoeiragem. Data: 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Local: Pátio Ordem Terceira (POT), Rua da Ordem Terceira, Pelourinho. Para a programação completa e inscrições, acesse festivalcapoeiragem.com.br.

Se você curte Capoeira ou quer conhecer como esse encontro transforma educação, cultura e a vida na cidade, deixe seu comentário com suas expectativas, dúvidas ou experiências com a Capoeira.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MC Guimê e Lexa são indiciados após dívida milionária de casa de luxo

A Justiça de São Paulo aceitou uma queixa-crime contra MC Guimê e Lexa, ligada a uma dívida de cerca de R$ 3 milhões...

Ju Paiva relembra carona em jatinho de Ivete Sangalo após passar mal em show

A dançarina Ju Paiva, que já trabalhou com Léo Santana e Ivete Sangalo, revelou uma situação inusitada vivida durante uma apresentação. Ela contou...

Mentor de ataque terrorista no Brasil ensinava a fazer explosivos

A Polícia Federal, com apoio do FBI, prendeu um jovem ligado a um brasileiro jihadista envolvido na organização de ataques. A operação revelou...