Porto Seguro, BA – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Monã para investigar um esquema de fraude previdenciária envolvendo a concessão irregular de benefícios do INSS a pessoas que se passaram por indígenas. A ação contou com a Força-Tarefa Previdenciária da Bahia, a Força Nacional e o apoio das polícias Militar e Civil.
Conforme as investigações, indivíduos sem vínculo étnico obtinham benefícios como aposentadoria rural e salário-maternidade apresentando documentos falsos. Declarações inverídicas eram assinadas e validadas pela Funai, facilitando as concessões.
Os investigados tinham ainda a obrigação de contratar empréstimos consignados, com os valores liberados repartidos entre os integrantes do esquema. Parte dos envolvidos referia-se à prática como “Green Card Pataxó”.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Equipes recolheram documentos, dispositivos eletrônicos e outras provas, que foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal para aprofundar as investigações. Além disso, armas e munições de calibre restrito foram apreendidas.
Caso as irregularidades sejam confirmadas, os envolvidos podem responder por estelionato qualificado, associação criminosa e outros crimes que venham a ser identificados ao longo da apuração.
Se você quer entender mais sobre casos de fraude previdenciária ou tem perguntas e observações, deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua visão sobre o tema.

Facebook Comments