PF faz busca em Brasília em investigação sobre shows pagos com emendas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: PF e CGU investigam desvio de recursos públicos ligados à contratação de uma empresa responsável por apresentações musicais bancadas com verba federal em Sena Madureira (AC). A operação envolve o deputado Eduardo Velloso (União-AC) e repasses de emendas parlamentares.

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União deflagraram, nesta quinta-feira (29/1), a operação Graco para apurar suspeitas de desvio de recursos públicos ligados à contratação de uma empresa responsável por apresentações musicais bancadas com verba federal no município de Sena Madureira, no Acre.

O alvo principal é o deputado federal Eduardo Velloso (União-AC). A PF realizou buscas no apartamento funcional dele, em Brasília.

Conforme apurações, os contratos teriam sido firmados pela Secretaria Municipal de Cultura em setembro de 2024 e envolveriam recursos oriundos de emendas parlamentares, com prejuízo estimado em R$ 912 mil aos cofres públicos.

A investigação mira repasses feitos por meio da chamada “Emenda Pix”, mecanismo que permite a transferência direta de recursos da União para estados e municípios, sem a exigência de convênios formais ou prestação de contas prévia no momento do repasse.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão no Acre e no Distrito Federal, para recolher documentos, dispositivos eletrônicos e outros materiais que possam esclarecer a destinação dos recursos e a possível participação de agentes públicos e privados.

Os investigadores apuram indícios de fraude em licitação, associação criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes conexos. A operação Graco integra um conjunto de ações voltadas ao rastreamento do uso de emendas parlamentares e à responsabilização de envolvidos na aplicação de verbas públicas.

Este caso evidencia a importância da fiscalização das verbas públicas e da transparência na gestão de emendas. Deixe sua opinião nos comentários sobre o tema e sobre como melhorar a fiscalização na aplicação de recursos federais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calor e mais pancadão? Como fica o tempo em São Paulo nesta quinta

Calor intenso e pancadas de chuva isoladas marcam previsão para SP nesta quinta (29/1) Na quinta-feira (29/1), o dia em todo o estado de...

Escola tem cabos de ar-condicionado furtados três vezes em 10 dias. Veja vídeo

Uma escola localizada na Asa Norte, no Distrito Federal, teve cabos de ar-condicionado furtados três vezes em um intervalo de cinco dias, entre...

Juíza nega gratuidade para mulher que aposta em jogos

Uma juíza da 6ª Vara Cível da Comarca de Piracicaba (SP) negou o benefício de justiça gratuita a uma mulher após identificar alto...