Jornalista crítico de Trump é preso ao cobrir protesto contra o ICE, diz jornal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Don Lemon foi detido por autoridades federais na noite de quinta-feira (29), em Los Angeles, onde o jornalista estava para cobrir a cerimônia do Grammy. A prisão foi confirmada pelo seu advogado, Abbe Lowell, e ocorreu após Lemon cobrir protestos que criticavam o ICE, órgão de imigração.

Segundo a NBC News, o Departamento de Justiça prometeu processar Lemon. O jornalista cobria, na semana passada, um protesto dentro de uma igreja em St. Paul, Minnesota, em que manifestantes interromperam o culto alegando que o pastor trabalha para o ICE. Ao todo, três outras pessoas também foram detidas.

O episódio ocorre no contexto da repressão imigratória promovida pela administração do presidente Donald Trump, em Minneapolis, que resultou na morte de dois cidadãos norte?americanos por tiros.

Abbe Lowell, advogado de Lemon, criticou a prisão. Em comunicado, ele afirmou que, em vez de investigar os agentes responsáveis pelas mortes, o DOJ está dedicando recursos a esta prisão. “Este ataque sem precedentes à Primeira Emenda e a tentativa de desviar a atenção das crises da administração não se sustentarão”, declarou, acrescentando que Lemon lutará contra as acusações nos tribunais.

Este caso reacende o debate sobre liberdade de imprensa diante de ações de autoridades e os riscos que jornalistas enfrentam ao cobrir temas sensíveis. Deixe sua opinião nos comentários: você acredita que a prisão de Lemon representa um recuo para a imprensa?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Batman’ discursa contra o ICE em prefeitura na Califórnia

Um homem não identificado, vestido como o Batman, interrompeu a reunião do Conselho da Cidade de Santa Clara, na Califórnia, para criticar o...

Luigi Mangione não enfrentará pena de morte, decide juíza

Uma juíza distrital federal decidiu nesta sexta-feira (30) que Luigi Mangione não poderá ser condenado à pena de morte pelo assassinato de Brian...

Presidente de Cuba acusa Trump de tentar ‘sufocar’ economia da ilha com tarifas

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, acusou nesta sexta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta “sufocar” a economia cubana por meio...