A cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, registrou alagamentos em várias regiões após uma forte chuva na noite desta quinta-feira, segundo nota da Prefeitura. A Defesa Civil acompanha os estragos e orienta a população para evitar riscos com os temporais.
Um homem morreu após ser arrastado pela enxurrada na Avenida 31 de Março, no bairro Santa Mônica. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h e o Samu realizou manobras de reanimação, sem sucesso. A identidade da vítima não foi divulgada.
A Operação Chuvas, instaurada pela Defesa Civil para conscientizar a população e prevenir riscos, é citada pela prefeitura como contexto: ao longo do período de chuvas no estado, já foram registradas 14 mortes, sendo seis delas provocadas por enxurradas. A operação segue até 31 de março.
Na cidade, parte do material asfáltico da Avenida Armando Salles de Oliveira foi arrastado pela água. Alagamentos também foram relatados em bairros como Centro, Piracicamirim, Nova Itu, Itaperu, São Dimas e Jardim Europa, com a administração municipal atuando para conter os danos.
Segundo a Defesa Civil, esta é a 14ª morte registrada no Estado de São Paulo em decorrência das chuvas desde o início da operação Chuvas. Em casos de enxurradas, já são seis óbitos no período.
A vítima mais recente antes deste caso foi um homem de 75 anos, arrastado por uma enxurrada na Vila Guilherme, na Zona Norte da capital. Ele tentou remover um carro colocado na via, mas foi levado pela água e morreu afogado; imagens de monitoramento registraram o episódio.
A cidade vive a continuidade da ação de Defesa Civil, com a prefeitura reforçando ações de fiscalização, orientação à população e apoio aos bairros atingidos para minimizar prejuízos e prevenir novos incidentes.
Veja a seguir os 13 casos de mortes no Estado de São Paulo em razão das chuvas, conforme registro oficial:
1) 10/12/25 – Campos do Jordão: deslizamento. Vítima: um homem.
2) 10/12/25 – São Paulo (Zona Leste): queda de muro. Vítima: uma mulher.
3) 12/12/25 – Guarulhos: queda de árvore sobre ponto de ônibus. Vítima: uma mulher.
4) 13/12/25 – Juquitiba: descarga elétrica. Vítima: um homem.
5) 14/12/25 – Bauru: enxurrada. Vítima: um homem.
6) 16/12/25 – Ilhabela: queda de muro. Vítima: um homem.
7) 16/12/25 – Ilhabela: enxurrada. Vítima: um homem.
8) 16/12/25 – Guarulhos: carro arrastado pela enxurrada. Vítima: um homem.
9) 29/12/25 – Franca: desabamento do telhado de um galpão. Vítima: um homem.
10) 14/01/26 – Taubaté: queda de árvore sobre veículo. Vítima: uma mulher.
11) 16/01/26 – São Paulo (Zona Sul): carro arrastado pela enxurrada. Vítima: casal (um homem e uma mulher).
12) 16/01/26 – São Paulo (Zona Sul): segundo registro, outra vítima em consequência de enxurrada. (Detalhes adicionais foram divulgados pelas autoridades no relatório oficial.)
13) 25/01/26 – São Paulo (Vila Guilherme): vítima arrastada pelas águas pluviais. Vítima: um homem.
Os registros indicam que a soma de casos reforça a necessidade de cautela e de seguir as orientações das autoridades durante temporais, especialmente em áreas de risco de alagamento.
Fique atento, compartilhe informações com quem mora na região e comente abaixo suas observações ou experiências durante esse período de chuvas. Como você tem lidado com os alagamentos em sua cidade?

Facebook Comments