Neste 29/1, a NFL e o Departamento de Estado dos EUA assinaram um memorando de entendimento para formalizar uma parceria público-privada de diplomacia esportiva em escala global. O Brasil é apontado como mercado estratégico para ampliar o futebol americano como intercâmbio cultural e instrumento de engajamento de jovens.
O acordo foi assinado pela subsecretária de Estado para Diplomacia Pública, Sarah Rogers, e por representantes da NFL. A parceria reforça o compromisso de usar o esporte para destacar valores americanos, como trabalho em equipe, perseverança, disciplina e espírito esportivo, ampliando o alcance do futebol americano para novos públicos.
“O futebol americano tem o poder de unir pessoas além de fronteiras e origens. Essa parceria com o Departamento de Estado será inestimável para expandir nosso esporte pelo mundo, e o Brasil já demonstra ser um dos mercados de maior crescimento e entusiasmo”, afirmou Jeff Miller, vice-presidente executivo de Assuntos Públicos e Políticas da NFL.
A subsecretária Sarah Rogers ressaltou o alinhamento com a visão do governo: “Como disse o Presidente Trump, o futebol americano reflete nossos valores americanos atemporais de família, liberdade, união e trabalho árduo”, afirmou. Ela acrescentou que o Departamento de Estado tem orgulho de apoiar a NFL para levar o futebol americano a novos públicos, fortalecendo laços regionais e globais.
Brasil na expansão da NFL na América do Sul: o Brasil já se consolidou como o segundo maior mercado internacional da NFL, atrás apenas do Reino Unido, com mais de 36 milhões de fãs estimados. A parceria chega após dois jogos de temporada regular em São Paulo, 2024 e 2025, ambos na Neo Química Arena. A NFL anunciou um compromisso multianual para levar pelo menos três jogos de temporada regular ao Rio de Janeiro entre 2026 e 2030, com o primeiro evento marcado para este ano no Estádio do Maracanã.
Essa expansão será potencializada pela nova colaboração diplomática. O Departamento de Estado atuará na identificação de prioridades regionais, coordenando com embaixadas e consulados para apoiar a realização de jogos internacionais, clínicas de treinamento, torneios de flag football e intercâmbios culturais.
Confira as ações da NFL no Brasil
- Jogadores e ex-jogadores da NFL atuam como Embaixadores do Esporte, participando de eventos em cidades brasileiras e escolas.
- Integração de programação temática de futebol americano aos esforços de diplomacia pública nas embaixadas dos EUA no país.
- Apoio a programas de NFL Flag, já lançados em 2023 em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Americano – CBFA, que envolvem milhares de jovens em todo o território nacional.
- Eventos de “watch parties” do Super Bowl LX, que acontece neste fim de semana na Baía de São Francisco, em mais de 65 países, incluindo dezenas de iniciativas no Brasil, com transmissão e engajamento em embaixadas, consulados e espaços culturais americanos.
Essa parceria sinaliza uma nova era de intercâmbio cultural e oportunidades para jovens, com ações que vão desde atletas que atuam como Embaixadores do Esporte até programas de NFL Flag e watch parties do Super Bowl. E você, o que acha dessa parceria entre esporte e diplomacia? Compartilhe suas opiniões nos comentários.


Facebook Comments