Republicanos e PSOL lideram filiações partidárias em Salvador; veja ranking

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Salvador reúne o maior eleitorado da Bahia e concentra a maior parte das filiações partidárias no estado. Segundo o TRE-BA, com dados de 1º de janeiro de 2026, a capital abrange quase um quinto do eleitorado baiano, com 1.926.767 eleitores, e 121.468 soteropolitanos possuem alguma filiação a partidos registrados no TSE.

Entre os 50 partidos com filiação na cidade, o Republicanos lidera o ranking, somando 18.223 filiados. A sigla, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, reúne 33,18% dos seus filiados no estado em Salvador. O partido tem 4 cadeiras na Câmara Municipal e uma secretaria na gestão municipal, além de ocupar grande espaço nacional com 44 cadeiras na Câmara dos Deputados.

Na sequência, o PSOL aparece como segundo grupo em inserção na capital, com 15.520 filiados (35,35% de suas filiações estaduais concentradas em Salvador). A legenda integra a oposição à gestão municipal atual e conta com duas cadeiras na CMS, além de eleger 11 deputados na Câmara dos Deputados.

No pelotão de maior expressão, ainda aparecem PT, PP e Podemos. O PT, de maior inserção política no estado, soma 14.634 filiados em Salvador, representando 16,58% do total de filiados locais.

O PP, com a segunda maior bancada na CMS (cinco cadeiras), tem 10.281 filiados soteropolitanos. O Podemos registra 9.166 filiações em Salvador e possui duas cadeiras na CMS, além de atuação na oposição.

O União Brasil, que lidera o governo municipal e ostenta sete nomes na CMS, fica em 12º lugar no ranking local, com 4.716 filiados. O partido concentra pouco mais de 5,6% de seus filiados estaduais na capital.

Entre as demais legendas, estão Unidade Popular (UP/157), PCO (110), PSTU (89), PCB (39) e PSC (12), fechando o conjunto de siglas com alguma filiação em Salvador.

O mapa de filiação em Salvador revela a capital como centro político da Bahia, refletindo a forças partidárias que predominam na cidade e, por consequência, no estado. A composição sugere que a capital continua definindo o tom das disputas eleitorais, tanto no debate municipal quanto nas eleições nacionais e estaduais.

E você, qual leitura faz desse cenário em Salvador? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como vê o peso dos partidos Republicanos, PSOL e União Brasil na política da cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória se reapresenta e inicia preparação para encarar o Barcelona de Ilhéus

Vitória se reapresenta após a vitória por 2 a 0 sobre o Remo, na última quarta, e já foca o duelo com o...

Campeonato Brasileiro: saiba onde assistir ao jogo entre Atlético-MG x Palmeiras

Atlético-MG e Palmeiras duelam nesta quarta-feira (28), às 19h, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026. O confronto ocorre...

Empresa vence licitação para novo gramado de Pituaçu com investimento de R$ 2,1 milhões

A Campanelli Gramados Esportivos e Implantação de Áreas Verdes venceu a concorrência eletrônica nº 008/2025 para a implantação de um novo gramado no...