Trump diz que novo presidente do Fed fará ‘bom trabalho’ para reduzir juros

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Donald Trump, atual presidente dos EUA desde janeiro de 2025, afirmou nesta quinta-feira que o Federal Reserve terá um novo líder que fará “bom trabalho” para reduzir a taxa de juros. Em reunião de gabinete, Trump informou que o nome do próximo presidente do banco central será anunciado na próxima semana. Desde que retomou o cargo, ele tem criticado o atual presidente do Fed, Jerome Powell, pela elevação das taxas, defendendo que o índice está “inaceitavelmente alto” e que os EUA devem pagar a menor taxa possível, dada a força da economia.

Na quarta-feira, o FOMC manteve as taxas na faixa de 3,50% a 3,75% ao ano. Trump sustenta que deveriam estar entre 0,50% e 1,75%, ou seja, dois a três pontos percentuais menores. A pressão por cortes mais agressivos contrasta com a decisão de manter o juro estável no momento, até a escolha do novo chefe do Fed.

O mandato de Powell à frente do banco central termina em maio. Nomeado em 2017 pelo próprio Trump, Powell foi reconduzido em 2022 com apoio do Congresso durante a gestão de Joe Biden. Para a próxima gestão, Trump quer alguém que possa reduzir as taxas conforme sua linha, mas o Fed mantém autonomia para deliberar sobre a política monetária, sem obrigação de seguir ordens do Executivo.

Até o momento, Trump já entrevistou quatro candidatos: Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional; Rick Rieder, da BlackRock; Kevin Warsh, ex-integrante do Conselho de Governadores do Fed; e Christopher Waller, atual governador do banco central. O mercado aposta que a indicação deverá acolher a demanda de cortes de juros, e a expectativa é de manter a taxa estável até a posse do novo presidente do Fed.

Com o anúncio ainda pendente, investidores observam o peso político na condução da política monetária e como a escolha pode influenciar o ritmo de cortes futuros, o comportamento de financiamentos e o desempenho dos mercados. A szybko espera de um futuro líder alinhado aos objetivos de Trump, mantendo o foco na estabilidade econômica enquanto a transição se consolida.

E você, qual é a sua leitura sobre as propostas de cortes de juros e a autonomia do Fed? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre o futuro da política monetária nos Estados Unidos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump diz que pediu ‘pessoalmente’ a Putin para não atacar Kiev por 1 semana

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, que pediu pessoalmente a Vladimir Putin para...

Nasa anuncia descobrimento de planeta ‘semelhante à Terra’

HD 137010 b: NASA encontra planeta parecido com a Terra com 51% de chance de estar na zona habitável Meta descrição: A NASA aponta...

Operação anti-imigração é ‘invasão contra a nossa democracia’, diz prefeito de Minneapolis

Na terça-feira, 14 de janeiro de 2026, em Minneapolis, Minnesota, um agente federal de imigração atirou em um homem durante uma altercação em...