Colômbia retoma voos de deportação dos EUA às vésperas de encontro entre Petro e Trump

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Colômbia anunciou a retomada dos voos de deportação de imigrantes para os Estados Unidos, utilizando aeronaves militares colombianas, após oito meses de suspensão. A operação prevê cerca de 20 voos, um por semana, para trazer de volta cidadãos colombianos com ordem de expulsão, assegurando tratamento digno.

A decisão chegou dias antes do encontro entre o presidente Gustavo Petro e o presidente Donald Trump na Casa Branca, previsto para a próxima terça-feira, 3 de fevereiro. A crise diplomática teve início em janeiro do ano passado, quando Petro bloqueou a chegada de voos com deportados, denunciando maus?tratos. Posteriormente, autorizou novas entradas, sob a condição de respeito aos direitos, mas, em maio, as autorizações foram suspensas.

A divergência ocorreu em meio à ofensiva de Trump contra a imigração irregular. Petro chegou a comparar o presidente americano a Adolf Hitler e, durante uma visita a Nova York, pediu que autoridades policiais desrespeitassem ordens. Trump respondeu revogando o visto de Petro, chamando-o de “líder do narcotráfico” e impondo sanções por supostamente não combater o tráfico de drogas. Em 7 de janeiro, os dois conversaram por telefone de forma cordial e confirmaram a intenção de se encontrar, para discutir estratégias conjuntas contra o tráfico de drogas.

A agenda do encontro deve incluir cooperação para enfrentar o tráfico de drogas na Colômbia, o maior produtor mundial de cocaína, fortalecendo uma relação entre dois países historicamente aliados. A retomada dos voos simbólica, nesse contexto, sinaliza uma aproximação pragmática diante do diálogo político em curso.

E você, o que pensa sobre a retomada dos voos de deportação e sobre a eventual cooperação entre Colômbia e Estados Unidos? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre esse tema que envolve imigração, segurança e política internacional.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blue Origin vai ‘pausar’ turismo espacial e focará no retorno à Lua

A Blue Origin anunciou nesta sexta-feira (30) que fará uma pausa temporária nos voos do foguete de turismo espacial New Shepard por pelo...

Delcy Rodríguez anuncia lei de anistia geral na Venezuela

A presidente interina Delcy Rodríguez anunciou, nesta sexta-feira (30), uma anistia geral na Venezuela, poucos dias antes de se completar um mês desde...

Caso Epstein: documentos mostram que menina de 13 anos acusou Trump de estupro

Caso Epstein: documentos revelam citações a Trump, Gates e Musk sobre menores de idade Novos documentos do Departamento de Justiça dos EUA sobre o...