Embaixador dos EUA chega a Caracas neste sábado para reabrir missão diplomática

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: EUA reabrem a missão diplomática na Venezuela com a chegada da embaixadora Laura Dogu a Caracas, para atuar como encarregada de negócios. O plano em três fases de Marco Rubio prevê estabilização, recuperação e transição democrática, alinhado a uma nova fase de relações com Caracas.

A chegada de Laura Dogu a Caracas marca a reabertura da missão diplomática dos EUA na Venezuela. Ela atuará como encarregada de negócios da Unidade de Assuntos da Venezuela, trabalhando com setores público e privado, bem como com a sociedade civil, para impulsionar o plano de três fases.

A iniciativa ocorre ao mesmo tempo em que se consolidam mudanças diplomáticas: o governo interino venezuelano liberou todos os cidadãos americanos detidos, segundo o Escritório Externo dos EUA para a Venezuela, com base em Bogotá. A medida é vista como um sinal de avanços nas relações entre as duas nações.

O governo dos EUA delineou uma estratégia de três etapas para a Venezuela: estabilização inicial, seguida de recuperação e, por fim, a transição democrática. A reabertura da missão acontece em meio a uma etapa de aproximação entre Caracas e Washington, com apoio à presidente interina Delcy Rodríguez e diálogo com a oposição liderada por María Corina Machado.

Machado esteve reunida com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, em 15 de janeiro, quando lhe entregou a medalha do Prêmio Nobel da Paz. Delcy Rodríguez anunciou que promoverá uma Lei de Anistia Geral para beneficiar centenas de presos políticos, cobrindo casos desde 1999 até hoje. Organizações de direitos humanos estimam entre 700 e 750 presos políticos na Venezuela.

A reabertura da missão, aliada à promessa de diálogo e às propostas de anistia, sinaliza uma nova fase nas relações entre os EUA e a Venezuela, ainda sob a liderança de Nicolás Maduro. Rumo a um clima mais aberto, a situação política venezuelana permanece sob observação internacional.

Como você enxerga esse movimento diplomático entre Estados Unidos e Venezuela? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o futuro político da região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colômbia retoma voos de deportação dos EUA às vésperas de encontro entre Petro e Trump

A Colômbia anunciou a retomada dos voos de deportação de imigrantes para os Estados Unidos, utilizando aeronaves militares colombianas, após oito meses de...

EUA e Rússia negociam interrupção de ataques à Ucrânia, diz Kremlin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao presidente russo Vladimir Putin que interrompesse os ataques contra Kiev até 1º de fevereiro,...

Blue Origin vai ‘pausar’ turismo espacial e focará no retorno à Lua

A Blue Origin anunciou nesta sexta-feira (30) que fará uma pausa temporária nos voos do foguete de turismo espacial New Shepard por pelo...