Trump escolhe Kevin Warsh, ex-assessor de Bush, como próximo presidente do Fed

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a nomeação de Kevin Warsh, ex-diretor do Federal Reserve, como próximo presidente da instituição. Warsh, 55 anos, deve substituir Jerome Powell, cujo mandato à frente do Fed vence em maio. A decisão marca uma opção com peso político e econômico para o rumo da política monetária americana.

Warsh já integrou o Conselho de Diretores do Fed entre 2006 e 2011, participando do Fomc, o comitê que define as taxas de juros. Formado em políticas públicas pela Stanford e em direito pela Harvard, ele também fez estudos sobre o mercado financeiro e a dívida no MIT. Entre 1995 e 2002 atuou no Morgan Stanley, um dos maiores bancos do país.

Na vida pública, Warsh atuou como assessor econômico do ex-presidente George W. Bush (2002-2006) antes de retornar ao Fed. Durante a crise financeira de 2008, ajudou no resgate de bancos e, no primeiro mandato de Trump, integrou a equipe de transição. Além disso, ele tem investimentos em startups de criptomoedas e é visto como conservador em finanças, com críticas ao aumento da dívida federal.

Warsh é casado com Jane Lauder, filha de Ron Lauder, o que reforça o networking entre famílias da alta finança e da política. O banqueiro também é registrado como eleitor do Partido Republicano. Em julho de 2025, Trump elogiou Warsh, dizendo que ele é muito bem conceituado, em contraste com as críticas recentes a Jerome Powell, atual presidente do Fed, por não reduzir as taxas na velocidade desejada pelo presidente. O texto ainda menciona rumores de que a relação com Warsh poderia despertar o interesse de Trump pela Groenlândia, embora esse ponto tenha ficado no campo das especulações.

A nomeação depende da confirmação formal e pode influenciar a condução da política monetária dos EUA, alinhando-a a uma leitura mais conservadora sobre a dívida pública e o papel do Fed. Com Powell à frente do órgão até o fim do mandato, a escolha de Warsh cria expectativa sobre o novo rumo para as decisões de juros e a atuação da instituição em meio a um cenário econômico global volátil.

Qual a sua opinião sobre a indicação de Warsh para o comando do Fed? Deixe seu comentário e compartilhe como você enxerga o futuro da política monetária dos EUA diante desta mudança.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA e Rússia negociam interrupção de ataques à Ucrânia, diz Kremlin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao presidente russo Vladimir Putin que interrompesse os ataques contra Kiev até 1º de fevereiro,...

Blue Origin vai ‘pausar’ turismo espacial e focará no retorno à Lua

A Blue Origin anunciou nesta sexta-feira (30) que fará uma pausa temporária nos voos do foguete de turismo espacial New Shepard por pelo...

Delcy Rodríguez anuncia lei de anistia geral na Venezuela

A presidente interina Delcy Rodríguez anunciou, nesta sexta-feira (30), uma anistia geral na Venezuela, poucos dias antes de se completar um mês desde...