Bahia registra mais de 900 pacientes regulados durantes mutirão no final de semana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizou, no último sábado, em Salvador, um mutirão de regulação com prioridade para cirurgias de média e alta complexidade e leitos de UTI. Nos últimos 24 horas, a Central Estadual de Regulação (CER) regulou 989 pacientes, com destaque para casos ortopédicos, cirurgia geral e neurocirurgia. A ação reuniu diretores das principais unidades da capital e do interior, integrando as medidas de gestão para ampliar a eficiência da regulação e reduzir tempos de espera.

Entre as unidades que mais receberam pacientes regulados no mutirão estão o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), o Hospital Geral Santa Tereza (HGST) e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ). A secretária Roberta Santana destacou que o trabalho tem foco em atender mais pacientes, em menos tempo, garantindo acesso mais rápido aos serviços de maior complexidade.

Durante a reunião, Santana ressaltou os avanços da gestão estadual: nos três primeiros anos do governo Jerônimo Rodrigues foram abertos 1.875 novos leitos na rede estadual e contratados 3.706 leitos na rede privada, filantrópica e municipal, totalizando mais de 5,5 mil leitos. Esse reforço melhora o tempo de resposta da regulação e aumenta a chance de o paciente chegar mais rapidamente ao cuidado necessário.

Gestores do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), HGE, HGST, Costa dos Coqueiros, Hospital Geral de Camaçari, Hospital Professor Eládio Lassère (HPEL) e Hospital Ernesto Simões debateram estratégias para intensificar o atendimento e destacaram indicadores de desempenho. Em 2022, cerca de 49% dos pacientes eram atendidos em até 24 horas; hoje, aproximadamente 71% recebem esse atendimento no mesmo prazo. Em 2025, mais de 300 mil baianos passaram pela regulação, e, neste início de 2026, já superamos 25 mil atendimentos.

Para responder ao crescimento da demanda, a Sesab tem expandido a rede assistencial e integrado a capacidade da rede própria com a contratualizada. Obras seguem em andamento em Paulo Afonso, Alagoinhas, Jacobina, Valença e Serrinha. A estratégia também envolve atenção primária fortalecida, ações de prevenção e diagnóstico precoce, em parceria com os municípios e iniciativas itinerantes, para reduzir agravamentos e desafogar urgência e UTI.

No eixo da atenção primária, o Estado mantém investimentos em obras, custeio e programas de prevenção de doenças crônicas, com aportes que somam mais de R$ 2,2 bilhões para novas unidades, fortalecimento da atenção básica e apoio a hospitais municipais em toda a Bahia. Essas medidas visam ampliar a oferta de serviços e melhorar o tempo de resposta da regulação.

Como você vê a atuação da Sesab para melhorar o acesso a serviços de alta complexidade e UTI na Bahia? Deixe sua opinião nos comentários e contribua para o debate sobre o acesso à saúde na sua região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista fica ferido após Hilux tombar em trecho da BA-409 entre Coité e Serrinha

Um acidente de trânsito envolvendo uma Toyota Hilux mobilizou equipes de resgate na noite deste domingo, na rodovia BA-409, entre Conceição do Coité...

Mulher é morta a facadas por companheiro em Feira; homem quase foi linchado

Uma mulher, de 47 anos, foi morta a facadas na noite deste domingo (1º), no bairro Asa Branca, em Feira de Santana. Segundo o...

Educadora mobiliza campanha para tratamento de câncer na coluna no interior da Bahia

Uma educadora de 25 anos, Jakelline Peixoto, fundadora de uma escola de idiomas em Alagoinhas, busca arrecadar recursos para tratar um câncer raro...