TJDFT julga Steven Lacerda por triplo homicídio em Samambaia — O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) julga nesta quinta-feira (5/2) Steven Lacerda, acusado de cometer um triplo homicídio após uma discussão em um prostíbulo, em janeiro de 2021.
O júri está marcado para as 9h30, no Tribunal do Júri de Samambaia (DF). As vítimas foram identificadas como Fabrício Fernandes, 40 anos, Francimar Lopes, 32, e Ronaldo Silva Santos, 26. Uma quarta pessoa, que também estava no veículo, sobreviveu.
Após o desentendimento no prostíbulo, as vítimas deixaram o local em um Fiat Tempra. Steven Lacerda, com o auxílio do cúmplice Roberto Chaves, passou a persegui-lo em um Fiat Siena prata e efetuou diversos disparos contra o carro, ceifando a vida de três ocupantes ainda no local.
“Roberto e Steven são figuras já conhecidas no submundo do crime. Steven possui diversas passagens policiais e condenações por homicídio, enquanto Roberto é constantemente associado aos crimes cometidos por ele”, afirmou o delegado Marcos Miranda, da 26ª Delegacia de Polícia, em trecho divulgado pela investigação.
Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), o réu será julgado por três homicídios duplamente qualificados (motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas) e por uma tentativa de homicídio duplamente qualificada.
Evidências
Em agosto de 2023, a PCDF prendeu preventivamente Steven Lacerda e Roberto Chaves, apontados como autores do crime. O mandado de prisão de Steven foi cumprido no Complexo Penitenciário da Papuda, onde ele já cumpria pena por outro delito. Roberto foi detido em Samambaia.
Laudos periciais reforçaram as suspeitas contra Steven. Um projétil retirado de uma das vítimas teria sido disparado pela mesma arma usada em um homicídio ocorrido em 2020, no Recanto das Emas, crime no qual ele também é apontado como autor. Outra arma utilizada no ataque teria sido adquirida por Steven cerca de um mês antes do triplo homicídio.
Segundo a polícia, o veículo utilizado na perseguição pertencia a Roberto Chaves e foi visto circulando na direção de Samambaia pouco antes dos assassinatos. Na ocasião das prisões, foram cumpridos mandados de busca em Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas (GO).
Este caso evidencia a atuação de grupos criminosos na região e as investigações sobre armas, automóveis e redes de perseguição que culminaram nos assassinatos. Fatos como esses costumam acirrar debates sobre segurança pública, justiça e combate à criminalidade organizada.
Seus comentários são bem-vindos. Compartilhe sua visão sobre as ações da Justiça, as medidas de segurança na região e o impacto desse tipo de crime na vida cotidiana dos moradores.




Facebook Comments