A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) retomou os trabalhos nesta terça-feira, 3, após o recesso, com a instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, iniciando às 10h. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou a leitura da mensagem anual enviada ao Parlamento.
Leia Também reúne itens com atualizações políticas e de segurança, entre eles a saída de Coronel do PSD, a possível filiação do pai em Brasília, o lamento da PM pela morte de policial em Salvador, a reunião de Jerônimo com Otto Alencar, a busca por envolvidos na morte de cabo da PM, a migração de Angelo Coronel Filho, o alinhamento entre Jerônimo, Otto e Lula, comentários sobre mudança de sigla de ACM Neto e a chegada de Coronel ao grupo.
No documento apresentado pelo governador, houve um balanço das ações realizadas em 2025 e o detalhamento do planejamento para 2026. Jerônimo elogiou a atuação do Parlamento baiano, destacando o papel da Casa como guardião da representatividade popular e espaço para fortalecer o pacto democrático entre as instituições.
Durante o pronunciamento, Jerônimo prestou homenagem ao deputado Alan Sanches (União Brasil), falecido no dia 17 de janeiro. “Mesmo estando em campos politicamente distintos, sempre nutrimos uma relação de respeito mútuo e convivência sincera. Sei o quanto a sua presença enriquecia este Parlamento e, com certeza, a falta que fará”, disse.
No segundo ano de gestão, Ivana Bastos apresentou um balanço do primeiro ano à frente do Legislativo, agradeceu o apoio de colegas, servidores, imprensa e família e estabeleceu como meta para 2026 assegurar o funcionamento pleno da ALBA em ano eleitoral. Ao lado de Jerônimo Rodrigues, ela conduziu a sessão, destacando a harmonia entre os Poderes para governar e legislar na Bahia.
Ivana ressaltou a importância da união, das divergências como parte da democracia e do respeito institucional entre os 63 deputados para o bom funcionamento da Casa. Segundo ela, a ALBA hoje “respira presença, pluralidade e compromisso com a Bahia”, uma instituição firme, atenta ao cuidado com a sociedade baiana e capaz de construir confiança com o povo.
Qual a sua leitura sobre essa retomada e o papel do Legislativo no acompanhamento das ações do governo? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o futuro da Bahia.

Facebook Comments