Filho de Muammar Gaddafi é assassinado na Líbia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Imagem colorida mostra filho de Muammar Gaddafi - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra filho de Muammar Gaddafi – Metrópoles — Foto: Lynsey Addario / Colaborador da Getty Images

Saif al-Islam Gaddafi, um dos filhos do ex-presidente Muammar Gaddafi, foi morto na cidade de Zintan, no oeste da Líbia. A informação foi veiculada pela emissora estatal Al Arabiya, da Arábia Saudita, e posteriormente confirmada por pessoas próximas ao político.

Segundo a reportagem, Saif foi assassinado aos 53 anos após ser baleado no jardim de sua residência. Ele teria entrado em confronto com quatro homens, que desativaram as câmeras de vigilância do local durante a ação.

Em comunicado divulgado no Facebook, um conselheiro político de Saif confirmou a morte dele. Abdullah Othman Abdurrahim não deu mais detalhes, mas afirmou que Saif “está sob os cuidados de Deus”.

Engenheiro de formação, Saif al-Islam Gaddafi ficou conhecido por manter posições políticas desde o fim da guerra civil na Líbia. Após o conflito, ele chegou a ser preso por milícias, passou a ser réu em questão de justiça e foi condenado à morte em 2015, mas acabou libertado pelos rebeldes em 2017.

Em 2021, o herdeiro do regime anunciou que disputaria a corrida presidencial líbia, mas foi impedido de concorrer. O Tribunal Penal Internacional (TPI) o investigava, sob acusações de crimes contra a humanidade, desde o fim da guerra civil.

A morte de Saif al-Islam Gaddafi representa mais um capítulo na instabilidade política da Líbia, onde antigas lideranças e facções ainda disputam controle sobre o país e seu futuro. A comunidade internacional acompanha os desdobramentos com atenção às implicações para a regional e para o processo de transição líbio.

E você, o que acha do destino político da Líbia e do papel de Saif na história recente do país? Compartilhe seus comentários abaixo e opine sobre o que esperar daqui para a região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-Flamengo marca pela primeira vez na 2º divisão do futebol saudita

Michael deixa o Flamengo e se transfere para o Al Ula, da Arábia Saudita Michael deixou o Flamengo, o Rubro-Negro do Rio de Janeiro,...

Sandro Régis é o novo líder do União Brasil na ALBA

Sandro Régis foi escolhido para liderar a bancada do União Brasil na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em 2026, ocupando o posto que...

“Gostaria que tivesse terminado de outra maneira”, diz Ivana Bastos sobre saída de Coronel do PSD

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), lamentou a saída do senador Angelo Coronel (PSD) do partido após embates...