Trump diz estar ‘trabalhando’ com Petro no combate ao narcotráfico

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar “trabalhando” com o líder colombiano Gustavo Petro no combate ao narcotráfico. Eles se reuniram na terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, no Salão Oval da Casa Branca. O encontro foi considerado “positivo” por ambos os lados, mas não houve cerimônia de visita de Estado nem divulgação de detalhes sobre acordos.

Petro descreveu o encontro como “muito positivo”, com tom otimista e construtivo. Em declarações à imprensa, ele afirmou que não houve contradições entre suas ideias e as de Trump e reforçou a disposição de colaborar, mesmo diante de divergências anteriores.

Segundo Petro, Trump pediu apoio para capturar os principais traficantes, enquanto o colombiano solicitou que Washington atue como mediador em questões diplomáticas entre Colômbia e o Equador, aliado dos EUA. Petro disse que Trump concordou em ligar para o presidente equatoriano, Daniel Noboa. Em evento na Casa Branca, o republicano classificou a reunião como “muito boa” e afirmou que eles, embora não fossem “os melhores amigos”, se deram bem.

A relação entre Trump e Petro tem sido conturbada desde o início do segundo mandato do republicano, em 2025, marcada por atritos que começaram com a imigração e sanções. Na ocasião, a Colômbia impediu a entrada de voos dos EUA com imigrantes deportados, o que levou Washington a adotar medidas de retaliação. Tensões também envolveram ações militares no Caribe e, em setembro, bombardeios a uma embarcação colombiana que resultaram na morte de um pescador.

Como você vê a evolução da relação entre os dois países e as prioritárias ações para o combate ao narcotráfico e a mediação de disputas regionais? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menino nada por quatro horas para salvar mãe e irmãos perdidos na Austrália

Austrália — Um menino de 13 anos, Austin Appelbee, nadou por quatro horas no mar para buscar ajuda para a mãe e dois...

Câmara dos EUA aprova projeto de orçamento para encerrar paralisação parcial do governo

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira o pacote de financiamento governamental de US$ 1,2 trilhão, revisado pelo Senado, para...

Professora é internada na França após ser esfaqueada por aluno

Uma professora de artes plásticas, cerca de 60 anos, ficou gravemente ferida após ser esfaqueada por um aluno de 14 anos dentro da...