O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar “trabalhando” com o líder colombiano Gustavo Petro no combate ao narcotráfico. Eles se reuniram na terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, no Salão Oval da Casa Branca. O encontro foi considerado “positivo” por ambos os lados, mas não houve cerimônia de visita de Estado nem divulgação de detalhes sobre acordos.
Petro descreveu o encontro como “muito positivo”, com tom otimista e construtivo. Em declarações à imprensa, ele afirmou que não houve contradições entre suas ideias e as de Trump e reforçou a disposição de colaborar, mesmo diante de divergências anteriores.
Segundo Petro, Trump pediu apoio para capturar os principais traficantes, enquanto o colombiano solicitou que Washington atue como mediador em questões diplomáticas entre Colômbia e o Equador, aliado dos EUA. Petro disse que Trump concordou em ligar para o presidente equatoriano, Daniel Noboa. Em evento na Casa Branca, o republicano classificou a reunião como “muito boa” e afirmou que eles, embora não fossem “os melhores amigos”, se deram bem.
A relação entre Trump e Petro tem sido conturbada desde o início do segundo mandato do republicano, em 2025, marcada por atritos que começaram com a imigração e sanções. Na ocasião, a Colômbia impediu a entrada de voos dos EUA com imigrantes deportados, o que levou Washington a adotar medidas de retaliação. Tensões também envolveram ações militares no Caribe e, em setembro, bombardeios a uma embarcação colombiana que resultaram na morte de um pescador.
Como você vê a evolução da relação entre os dois países e as prioritárias ações para o combate ao narcotráfico e a mediação de disputas regionais? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião abaixo.

Facebook Comments