TJ-BA marca Júri para acusados do assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete para fevereiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) marcou para 24 de fevereiro de 2026 o julgamento, pelo Tribunal do Júri, de dois investigados pelo homicídio de Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, líder quilombola. A sessão começa às 8h na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Salvador, podendo se estender até 25 de fevereiro, no mesmo horário, se necessário. O crime ocorreu em 17 de agosto de 2023, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, e Arielson da Conceição Santos (preso preventivamente) e Marílio dos Santos (foragido) respondem por homicídio qualificado, por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima, feminicídio, além de crimes correlatos.

No total, seis homens foram identificados como envolvidos diretamente no caso. Além dos dois que serão julgados, foram presos Sérgio Ferreira de Jesus, suspeito de receptar celulares roubados durante o crime; Josevan Dionísio dos Santos, apontado como executor do homicídio; Ydney Carlos dos Santos de Jesus, suspeito de auxiliar no plano; e Carlos Conceição Santiago, investigado por armazenar as armas utilizadas.

Em paralelo ao processo criminal, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) concluiu na sexta-feira (30) o pagamento de indenizações aos familiares de Mãe Bernadete, por meio de acordo administrativo. O valor dos pagamentos é confidencial.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, afirmou que a decisão representa avanço institucional e humano, buscando amparar as vítimas diretas e indiretas da tragédia. O filho da líder religiosa, Jurandy Pacífico, destacou o caráter protetivo, além de simbólico, da ação. Como leitor, fique atento aos desdobramentos deste caso e compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após denúncia de espancamento por dívida, PM prende “Malvadão” com crack, maconha e balança em Prado

Em Prado, no extremo sul da Bahia, um homem de 25 anos foi preso pela PMBA na noite de terça-feira, por volta das...

STF desbloqueia emendas de ex-deputados e autoriza suplentes a realocar verbas no Orçamento de 2026

O ministro Flávio Dino, do STF, autorizou que os deputados Dr. Flávio (PL-RJ) e Missionário José Olímpio (PL-SP) indiquem os beneficiários de emendas...

Família de paciente que morreu à espera de UTI será indenizada

O TJDFT condenou o Governo do Distrito Federal a indenizar a família de uma paciente que morreu em 2022 enquanto aguardava transferência para...