Com a presença de autoridades, Rotondano é empossado presidente do TJ-BA em solenidade nesta quinta

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano foi empossado nesta quinta-feira (5), em solenidade pública no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o biênio 2026–2028. A posse administrativa ocorreu recentemente, na última segunda-feira (2).

Entre os presentes, estiveram nomes como a cantora Ivete Sangalo, amiga pessoal do novo líder do judiciário baiano, e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Luiz Roberto Barroso.

Na esfera política baiana, marcaram presença o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), a presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Fátima Nunes (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), além dos senadores Angelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD).

Rotondano enfatizou o compromisso com pautas relevantes, especialmente o combate ao feminicídio. “Esse é um dos motes da minha gestão, combater a violência doméstica por meio de informações. Precisamos cuidar das nossas mulheres, crianças, idosos e adolescentes”, afirmou o novo presidente.

O presidente da Corte também revelou planos de levar ao circuito Dodô (Barra/Ondina) um stand do TJ-BA, com objetivo de aproximar o Judiciário da população. “Teremos um stand na avenida para que as pessoas possam ter contato com o judiciário. Não teremos muitos serviços neste momento, mas no próximo ano teremos um projeto maior e mais eficaz”, disse. Rotondano ainda comentou a possibilidade de realizar audiências de custódia no circuito para quem for preso durante a folia.

A Mesa Diretora da Corte é composta pelos desembargadores Josevando Sousa Andrade, na 1ª Vice-Presidência; Mário Augusto Albiani Alves Júnior, na 2ª Vice-Presidência; Emílio Salomão Pinto Resedá, corregedor-geral da Justiça; e pela desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, na Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial.

Este movimento marca uma atuação mais próxima entre o poder judiciário baiano e a população, com foco na proteção de grupos vulneráveis e na transparência das ações judiciais. Compartilhe nos comentários o que você acha dessas iniciativas e como a presença do TJ-BA pode impactar a cidade de Salvador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lavrov diz que Rússia está pronta para colaborar com EUA de Trump

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que o Kremlin está pronto para colaborar de forma ampla com os Estados...

Dino determina que Três Poderes revisem e suspendam penduricalhos de servidores em até 60 dias

O ministro Flávio Dino, do STF, determinou que todos os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os níveis da federação,...

Europa: bolsas tombam após decisão sobre juros e com foco em balanços

Resumo SEO: Bolsas da Europa fecharam em baixa nesta quinta-feira (5/2), com investidores repercutindo decisões de política monetária do BCE e BoE. O...