Frente fria provoca chuva e queda de temperaturas em SP e em outros Estados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Climatempo aponta que a combinação de calor, alta umidade e a aproximação de uma frente fria deve favorecer pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente na tarde e na noite. As pancadas podem vir acompanhadas de raios e ventos moderados.

A frente fria deve alterar o tempo no Sul e Sudeste entre sexta-feira, 6 de fevereiro e domingo, 8 de fevereiro de 2026, elevando o risco de temporais e de quedas de temperatura. Os aguaceiros devem ocorrer com mais intensidade em momentos de maior calor.

Em São Paulo, os efeitos começam na tarde de sábado, 7 de fevereiro, com chuva moderada a forte, associada ao calor e à umidade. A chuva deve alcançar áreas da capital e do interior.

No domingo, a instabilidade se intensifica, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos em regiões já afetadas pelas chuvas recentes. A temperatura fica mais baixa, com máxima prevista em cerca de 25°C, segundo a Meteoblue.

No Sudeste, o front deverá alcançar o Rio de Janeiro no domingo, ampliando o risco de chuva intensa em áreas do centro, sul e oeste de Minas Gerais. O solo encharcado aumenta as chances de transtornos, como alagamentos e deslizamentos.

O Espírito Santo e o leste e nordeste de Minas Gerais devem sentir influência menor, com chuva isolada associada ao calor.

A frente fria avança pelo Sul do país, provocando mudanças mais bruscas no tempo. No Rio Grande do Sul, a instabilidade começa na tarde de sexta; no sábado, chovem pancadas mais fortes e as temperaturas caem. No domingo, o sol volta a aparecer em grande parte do estado.

Em Santa Catarina e no Paraná, o sábado começa com sol e calor, mas a instabilidade avança ao longo do dia com chuva forte, sobretudo à tarde e à noite. No domingo, a chuva se concentra no interior, enquanto o litoral segue sob influência da frente fria desde as primeiras horas.

Inmet manteve alertas: alerta amarelo para todo o estado de São Paulo; alerta laranja em áreas com maior risco; e alerta vermelho para onda de calor em algumas regiões. Previsões indicam chuva entre 30 e 60 mm/h ou acumulados de 50 a 100 mm/dia em áreas de maior risco.

À medida em que a frente fria se aproxima do Sul, a região continua sob alerta vermelho para onda de calor. Antes da chegada do sistema, áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem registrar temperaturas até 5°C acima da média.

Fique atento às atualizações dos institutos de meteorologia e planeje suas atividades conforme a evolução do tempo na sua cidade. A nossa cobertura continuará trazendo informações rápidas sobre chuvas, ventos e quedas de temperatura.

E você, como está se preparando para esses dias de chuva e queda de temperatura na sua cidade? Conte nos comentários como pretende lidar com as mudanças no tempo e compartilhe suas experiências com a comunidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente é apreendido suspeito de matar ex e cliente em padaria de MG

Um ataque a tiros em uma padaria de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, deixou duas pessoas mortas e uma...

MPF pede bloqueio de R$ 1,2 bilhão da Vale por vazamento de água em Congonhas

MPF pede bloqueio de R$ 1,2 bilhão da Vale por vazamento em Congonhas (MG) O Ministério Público Federal requereu à Justiça Federal o bloqueio...

Entenda se pode dirigir de chinelo e sem camisa no verão e evite multas

Resumo essencial: com a chegada do verão e das férias, aumenta o movimento nas estradas e, consequentemente, a incidência de infrações de trânsito...