ICE prende empresário brasileiro nos Estados Unidos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

ICE prende empresário brasileiro Maximiliano Fernandes nos EUA. Maximiliano Fernandes, 40 anos, natural de Porto Alegre, foi detido em 28 de janeiro pela Agência de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) na cidade de Stow, Massachusetts. Ele é casado, pai de quatro filhas e proprietário do Stow Cafe.

O senador democrata Jamie Eldridge informou que a prisão mobilizou apoio à família, com a deputada Kate Hogan acompanhando o caso. Em publicação nas redes sociais, Eldridge disse que está oferecendo assistência à família e que acompanhará as providências.

O Itamaraty não respondeu a contatos do Estadão sobre o caso, e o assunto não recebeu confirmação pública de outras autoridades até o momento.

Em nota enviada ao The Boston Globe, Tricia McLaughlin, secretária adjunta para Assuntos Públicos do Departamento de Segurança Interna, afirmou que Max possuía visto de não imigrante vencido (categoria B2), documento que permite viagens temporárias aos EUA. Ela também destacou antecedentes criminais por atentado ao pudor, agressão contra criança, agressão e sequestro.

De acordo com o memorando divulgado, Max foi detido ao chegar ao Stow Cafe, por volta das 7h15. A Polícia de Stow afirmou estar ciente da prisão, mas disse não ter participado nem sido previamente notificada de qualquer ação de fiscalização.

Inicialmente, a corporação informou que a detenção estaria relacionada a um caso de agressão sexual contra uma pessoa com mais de 14 anos, ocorrido em 2024; após a repercussão, a postagem foi atualizada para esclarecer que o episódio teria sido recentemente resolvido no Tribunal Distrital de Concord. A polícia de Stow reiterou que não tinha conhecimento de nenhuma ação de fiscalização.

Em entrevista ao canal Two Grannies on the Road, em 2024, Max afirmou ter chegado aos EUA em 2005 e que o primeiro emprego foi em um restaurante italiano. Em 2011, ele abriu o Stow Cafe junto com um sócio, atendendo café da manhã e almoço.

A esposa de Max, cuja identidade não foi revelada, disse ter contratado um advogado após vizinhos informarem sobre a prisão; a defesa não foi localizada até o momento.

Um memorando do Departamento de Segurança Interna, obtido pelo The New York Times, aponta que o ICE recebeu autorização para realizar prisões sem mandado, permitindo detenções durante varreduras quando há suspeita de irregularidade migratória. A medida reacende o debate sobre fiscalização migratória nos EUA.

O que você pensa sobre detenções de estrangeiros com vistos vencidos e sobre as mudanças na política de imigração dos EUA? Deixe seu comentário abaixo para compartilhar sua opinião sobre o caso de Maximiliano Fernandes e o papel das autoridades migratórias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tempestade Leonardo deixa deslocados, mortos e desaparecidos na Espanha e Portugal

A tempestade Leonardo segue castigando a Península Ibérica, com chuvas intensas e enchentes na Espanha e em Portugal. Em Santarém, no centro de...

Termina último tratado de não proliferação nuclear entre EUA e Rússia

O Novo START, o último tratado que regula as armas nucleares entre EUA e Rússia, expirou às 0h GMT de 5 de fevereiro...

Enviado dos EUA anuncia acordo com Ucrânia e Rússia para 1ª troca de prisioneiros em 5 meses

Um acordo entre os Estados Unidos, Ucrânia e Rússia prevê a primeira troca de 314 prisioneiros em cinco meses, anunciada como avanço concreto...