Resumo: TRE-SP aponta aumento expressivo na procura pelo 1º título de eleitor, com o fechamento do cadastro marcado para 6 de maio. Entre janeiro e dezembro de 2025, cerca de 160 mil adolescentes de 15 a 17 anos solicitaram o documento no estado; somente no último mês, foram quase 35 mil emissões.
Para entender o cenário, vale lembrar que, pela Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos e para pessoas com mais de 70. A resolução TSE nº 23.659/2021 permite que adolescentes a partir dos 15 anos tirem o título no país, desde que tenham completado 16 anos até o dia do 1º turno para votar de forma facultativa.
Para ampliar a participação, o TRE-SP lançou o “Guia do Jovem Eleitor”, cartilha que orienta novos eleitores sobre alistamento, segurança da urna eletrônica e o papel do cidadão na democracia. A publicação integra a campanha institucional da Secretaria de Comunicação do Tribunal, com o mote “Meu voto, minha escolha”, voltada à expansão da emissão do primeiro título.
Como solicitar o 1º título de eleitor:
- Para solicitar o título, procure um cartório eleitoral levando documento de identificação com foto (ex.: RG) e um comprovante de residência recente em seu nome ou da pessoa com quem mora. Exemplos: contas de luz, água ou telefone.
- Homens que completarem 19 anos em 2026 devem levar o certificado de quitação militar (reservista).
- Comparecimento presencial é obrigatório para quem ainda não tem o título devido à coleta biométrica.
- A TRE-SP recomenda agendar atendimento antes de ir a uma unidade.
- Também é possível fazer a solicitação online, pelo Autoatendimento Eleitoral; após o requerimento, é preciso comparecer ao cartório dentro de 30 dias.
- Se não houver o comparecimento no prazo, o requerimento prévio será excluído.
Voto jovem na eleição passada: segundo informações do TSE, em 2022, cerca de 815 mil eleitores de 16 anos e mais de 1,3 milhão de cidadãos de 17 anos estavam aptos a votar no país, representando um aumento de 51,13% em relação a 2018. Em âmbito nacional, o TSE lançou, em novembro, a campanha “Votar é a nossa cara”, direcionada a adolescentes de 15 a 17 anos. Dados indicam que a iniciativa contribuiu para um aumento de 12,8% no número de alistamentos nessa faixa etária.
O que estará em disputa nas Eleições 2026: deputado federal; deputado estadual; senador (primeira vaga); senador (segunda vaga); governador e vice-governador; e presidente e vice-presidente da República.
E você, já está se informando sobre o título de eleitor e as opções para o voto jovem nas Eleições 2026? Compartilhe suas dúvidas, experiências e opiniões nos comentários.

Facebook Comments