Plano do BRB para recompor capital prevê 4 opções. Veja quais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

BRB define plano de recomposição de capital com quatro caminhos, ante ativos do Master

O Banco de Brasília (BRB) apresentou ao Banco Central um plano para recompor seu capital, em meio a potenciais prejuízos ligados aos negócios com o Banco Master. O objetivo é fortalecer a instituição e manter a continuidade das operações.

As opções possíveis são quatro. Conforme apurado pelo Metrópoles, são:

  • empréstimo de consórcio de bancos;
  • empréstimo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC);
  • estruturação de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) com ativos imobiliários do Governo do Distrito Federal;
  • solução de mercado com venda de ativos comprados do Master.

O documento foi entregue ao BC pelo presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, e pelo secretário de Economia do DF, Daniel Izaias. A reunião com gestores do Banco Central durou cerca de duas horas.

O BC determinou ao banco o provisionamento de R$ 2,6 bilhões em janeiro. O BRB, em resposta, estruturou o plano para recomposição de capital.

As ações previstas devem ser implementadas em 180 dias, caso haja comprovação da necessidade de aporte financeiro, segundo o BRB.

No caso dos ativos oriundos do Master que foram colocados à venda, há quatro interessados nas carteiras. O BRB avalia que o pacote, incluindo imóveis e participações em empresas, pode chegar a R$ 21,9 bilhões. O presidente já declarou que, se a venda ocorrer, não haverá necessidade de aporte por parte do GDF, acionista controlador.

O que diz o BRB

Em nota, o BRB afirmou que o documento entregue ao BC apresenta um conjunto de ações preventivas para recomposição de capital a serem implementadas nos próximos 180 dias, caso haja necessidade de aporte financeiro.

“Os valores serão definidos apenas após a conclusão das investigações em andamento”, reforçou a instituição. O BRB acrescentou que o plano fortalece o capital institucional e assegura a estabilidade das operações, mantendo o compromisso com transparência, clientes, investidores e parceiros, e com a adoção de medidas para preservar a integridade e a continuidade das atividades.

Em síntese, o BRB busca consolidar sua posição financeira para manter operações estáveis e reduzir a necessidade de aporte público, enquanto aguarda desfechos das investigações e avaliações de ativos.

Fique atento aos desdobramentos e compartilhe sua leitura sobre o plano de recomposição de capital do BRB nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições: aumenta busca por 1º título de jovens de 15 anos, diz TRE-SP

Resumo: TRE-SP aponta aumento expressivo na procura pelo 1º título de eleitor, com o fechamento do cadastro marcado para 6 de maio. Entre...

Com presença de Lula, nova sala cirúrgica do Hospital Santo Antônio é inaugurada em Salvador

Uma nova sala de cirurgias gerais totalmente modernizada no Hospital Santo Antônio, unidade das Obras Sociais Irmã...

Lula defende PEC da Segurança Pública, promete mais recursos aos estados e critica resistência da oposição

Em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista à TV Aratu, que a segurança pública é uma das prioridades...