Nigéria: todos os cristãos que foram sequestrados em igrejas são libertados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Mais de 170 cristãos sequestrados durante ataques simultâneos a três igrejas na Nigéria foram libertados. O governador de Kaduna, Uba Sani, confirmou a libertação na quinta-feira, sem detalhar como ocorreu a operação.

O governo estadual não forneceu informações adicionais sobre o modo como a libertação ocorreu. Segundo analistas, há situações em que resgates podem ser pagos para obter a libertação de reféns.

Os reféns foram raptados por homens armados em ataques coordenados às igrejas Evangélica Vencedora de Todos (ECWA), Querubins e Serafins e a uma igreja católica, no estado de Kaduna, região norte-central do país.

O episódio ocorre em meio a uma onda de violência promovida por grupos extremistas, com atuação de milícias da etnia fulani, predominantemente muçulmana, que atuam nas zonas norte e central, atacando fiéis e promovendo sequestros para exigir resgates.

Em dezembro de 2025, o governo dos Estados Unidos realizou ataques militares no estado de Sokoto, mirando um grupo ligado ao Estado Islâmico na região.

A Nigéria ocupa a 5ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2026, divulgada no começo de janeiro, destacando o peso da violência contra fiéis no país. No último ano, a maioria dos 4.849 cristãos mortos por motivo religioso aconteceu na Nigéria: 3.490 eram nigerianos, correspondendo a 72% do total, no período de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025.

Essa realidade evidencia o desafio enfrentado pelos fiéis na região e convida leitores a refletirem sobre as condições de segurança e direitos humanos na Nigéria. Compartilhe sua opinião nos comentários: o que você acha que precisa mudar?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cristãos assírios “não têm chance de sobreviver”, afirma ativista

Cristãos no Oriente Médio sob risco de extinção – Um ativista da liberdade religiosa alertou que a comunidade cristã assíria pode não ter...

Novo estudo esclarece por que as mulheres são mais religiosas do que os homens

Meta descrição: estudo internacional analisa por que mulheres são mais religiosas que homens e como a fé molda a vida das mulheres, com...

Tribunal vai analisar processos contra a Turquia por classificar cristãos como ‘ameaça à segurança’

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos abriu ações em 20 casos envolvendo cristãos impedidos de retornar à Turquia após serem considerados ameaça à...