Confusão entre vereadores suspende votação da cassação de prefeito. Vídeo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A sessão da Câmara Municipal de Campo Limpo Paulista, na região metropolitana de São Paulo, começou com quase uma hora de atraso e se estendeu por cerca de 9 horas. O plenário ficou lotado de moradores, servidores comissionados e contratados da prefeitura. Por volta das 18h30, o acesso ao prédio foi interrompido por superlotação, gerando aglomeração na entrada e protestos na tribuna; no interior, o clima permaneceu tenso, com apoiadores do prefeito manifestando-se.

A sessão tinha como foco o processo de cassação do prefeito Adeildo Nogueira (PL) e foi suspensa, com previsão de remarcação nos próximos dias.

A chegada do prefeito ao plenário foi recebida com aplausos, enquanto o presidente da Câmara, Tonico (União Brasil), advertia que suspenderia os trabalhos caso a ordem não fosse restabelecida.

Por volta das 21h, uma mulher ligada ao grupo de apoio do prefeito invadiu a tribuna pedindo a prisão do presidente Tonico, provocando a suspensão imediata da sessão e a retirada dos vereadores. A Guarda Municipal chegou a tentar entrar no gabinete do presidente, sem sucesso, e uma advogada anunciou a possibilidade de prisão contra Tonico, alegando abuso de autoridade, motivada pela ordem de Tonico para a retirada do vereador Preza do local.

Adeildo Nogueira enfrenta acusações que motivaram a abertura do processo, entre elas o suposto gasto de R$ 7 milhões no Hospital das Clínicas sem autorização prévia e empenho inadequado, além de alegado fornecimento de alimentação a servidores sem controle sanitário adequado e o descumprimento de pedidos de informação feitos pela Câmara, especialmente na área da saúde. Também é citado o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em nota, a Câmara Municipal de Campo Limpo Paulista afirmou que Tonico não possui processos criminais ou inquéritos policiais em seu nome, nem cometeu qualquer crime durante o expediente. Segundo o comunicado, medidas judiciais cabíveis serão adotadas, e já existem sete decisões reconhecendo a regularidade do procedimento da Câmara. O espaço segue aberto e a prefeitura não retornou até a publicação desta matéria.

O espaço segue aberto e a sessão permanece sem data marcada para novo andamento, com a remarcação prevista nos próximos dias. Agora, queremos saber o que você pensa: qual visão você tem sobre os desdobramentos desse episódio? Comente abaixo e compartilhe seus pontos de vista.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval Social promove inclusão, saúde e prevenção para pessoas em situação de vulnerabilidade de Salvador

A Unidade de Acolhimento de Adultos (UAA), em articulação com setores da saúde e da rede socioassistencial, realizou o Carnaval Social de Itapagipe....

Piloto de avião é demitido após ser acusado de manter rede de abuso sexual de menores

A Latam demitiu o piloto de avião Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, após ele ser apontado como chefe de uma rede de...

EUA avalia envio de 2º porta-aviões ao Oriente Médio, diz jornal

O Departamento de Guerra dos Estados Unidos avalia enviar um segundo porta-aviões ao Oriente Médio, em meio ao aumento das tensões com o...