Deputado vai a evento no Japão com diárias custeadas pela CLDF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado distrital Thiago Manzoni (PL) terá parte de uma viagem de 10 dias ao Japão custeada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Inicialmente, o ato da Mesa Diretora n° 30/2026 previa o pagamento de diárias que somariam US$ 4.275 para nove diárias e meia, mas, após consulta, foi informado que apenas 4,5 diárias seriam custeadas com dinheiro público.

A viagem está marcada para ocorrer entre 13 e 22 de fevereiro, durante a participação no evento “Programa Juntos!! – Intercâmbio Japão-Ameri?ca Latina e Caribe”. Manzoni ficará licenciado para tratar de compromissos oficiais ligados à missão.

Manzoni afirma ter desenvolvido um relacionamento institucional com a população japonesa no Distrito Federal e com o governo do Japão. A agenda inclui assuntos de políticas públicas adotadas no Japão que podem ser implementadas no Brasil, com reflexo direto na atuação parlamentar. O roteiro contempla visitas ao prefeito de Oizumi, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e à Princesa Kako, na Casa Imperial, além de visitas a fábricas, empresas e escolas.

Segundo nota da assessoria, passagens aéreas e a acomodação são custeadas pelo governo japonês, e a Câmara Legislativa arcaria apenas com quatro dias e meio para despesas diversas relacionadas à viagem. A CLDF também confirmou que o ato da Mesa Diretora prevê esse financiamento reduzido para a viagem.

Relacionamento institucional Em nota, a assessoria destaca que, desde o início do mandato, Manzoni mantém diálogo com a comunidade japonesa do Distrito Federal e com autoridades do Japão, ressaltando a importância de eventuais aprendizados entre os dois países para aprimorar políticas públicas brasileiras. Entre as justificativas da missão estão visitas técnicas a políticas públicas vigentes no Japão.

O conteúdo da nota reforça que as passagens aéreas e a hospedagem serão pagas pelo governo japonês, com a Câmara Legislativa responsável apenas por quatro dias e meia de diárias para custos adicionais. Além disso, o material menciona o Ato da Mesa Diretora n° 73/2024, que regulamenta as regras para custeio de viagens oficiais de parlamentares e servidores.

E você, o que acha de viagens oficiais com custo compartilhado entre órgãos e governos internacionais? Deixe sua opinião nos comentários.

ato viagem manzoni

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SP sanciona lei que fornece protetores auriculares a alunos autistas

SP sanciona lei que fornece protetores auriculares a alunos autistas da rede estadual; veto parcial do governo e ações para a inclusão O governo...

Com triunfo sobre o Vitória, Flamengo mantém hegemonia no Barradão

Pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro do Rio de Janeiro despachou o Leão por 2 x 1. O placar de 2 x...

Filipe Luís avalia jogo contra o Vitória e critica gramado do Barradão

Flamengo visitou o Vitória nesta terça-feira, 10 de fevereiro, pela 3ª rodada do Brasileirão, e triunfou por 2 a 1. Com o resultado, o...