Governador anuncia esquema especial para o Carnaval 2026 e confirma possibilidade da vinda de Lula à Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realizou nesta quinta-feira (12), no circuito Osmar (Campo Grande), a tradicional coletiva de imprensa que marca a abertura oficial do Carnaval 2026.

Ao lado de secretários de estado, deputados federais e estaduais, lideranças políticas e o prefeito Bruno Reis (União), o chefe do executivo estadual fez um balanço das ações planejadas para os oito dias de festa e anunciou a expectativa da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Estamos aguardando o fechamento definitivo da agenda. O convite foi feito, espero que ele aceite”, afirmou.

A coletiva reuniu ainda o secretariado de todas as áreas. O tom do discurso foi de unidade política e pacto institucional. “Quero que essa imagem se repita. Durante os últimos três anos e agora neste quarto ano, é a chamada trégua da política, quando se estabelece que o que queremos é ver um Carnaval de paz”, declarou Jerônimo. “Queremos ver uma Salvador, uma Bahia regada de baianos e de turistas.”

Na área da segurança pública, o governador destacou o emprego de 37 mil profissionais e a entrega, ainda pela manhã, de 112 novas viaturas no bairro do Jardim de Alá. “Vocês verão, durante esses dias de Carnaval, até o último dia, a polícia funcionando normalmente nas mais diversas áreas, mas com concentração intensiva nesses locais de alta concentração”, disse. Ele fez questão de afirmar que o governo não dará “baixa da guarda” nas operações diárias.

Rodrigues apresentou ainda o que chamou de “Carnaval do Cuidado”, um conjunto de iniciativas voltadas à proteção e acolhimento dos profissionais que trabalham durante a festa. Entre as novidades, está a criação de um ponto de apoio exclusivo para motoristas de trios elétricos.

“É um trabalho estressante, você ficar pilotando aquela máquina com a responsabilidade de quem está em cima, de quem está na frente, de quem está ao lado. Nós criamos um ambiente de cuidado”, explicou. O espaço oferecerá alimentação, refeições, lanches, banho, massagem e escuta espiritual ou psicológica. “Nós estamos falando de equipamento de trabalho. Esse para nós é o Carnaval que a gente revela, que a gente demonstra, mesmo na grande muvuca que é o Carnaval, a responsabilidade com os profissionais.”

De acordo com Jerônimo, 150 municípios baianos realizam Carnaval este ano com apoio do governo estadual, por meio de parcerias com prefeituras e emendas parlamentares. “Nós podemos dizer que o Carnaval da Bahia não é só Salvador. Salvador tem um lugar guardado, cuidadosamente, respeitado mundialmente, mas a festa se expandiu.”

Na área do turismo, os números animaram a gestão. “Ouvi agora do meu secretário de turismo a alegria de ver pousadas não totalmente cheias, já com 90% aqui na capital, na linha verde, na faixa litorânea, no interior, na Chapada, no Oeste”, celebrou. “Acabei de receber uma ligação do Oeste dizendo que lá três ou quatro municípios estão fazendo Carnaval, o extremo sul fazendo Carnaval. É uma alegria muito grande estar compartilhando com vocês da imprensa essa alegria de estarmos abrindo hoje o Carnaval, o maior Carnaval do mundo, o Carnaval mais seguro que nós temos.”

Rodrigues também lembrou que a festa será transmitida pela TVE e por canais nacionais, garantindo visibilidade a quem não pode comparecer presencialmente. “Aquelas pessoas que estão trabalhando, que não podem vir presencialmente, vão ter a transmissão da TV pública nossa, não só para o canal TVE, mas o canal nacional que transmite festividades, que mostre aquilo que a gente precisa ver”, afirmou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Música e cuidado transformam rotina de pacientes durante Carnaval no Hospital Costa dos Coqueiros

A alegria típica do período carnavalesco tomou conta, nesta quarta-feira (11), dos corredores e enfermarias do Hospital Estadual Costa dos Coqueiros (HECC), unidade da...

TV 3.0: Anatel abre consulta pública para viabilizar implantação

Olhar Digital> Pro> TV 3.0: Anatel abre consulta pública para viabilizar implantação Pro Iniciativa...

Ator de “Dawson’s creek” morre aos 48 anos

O ator James Van Der Beek, conhecido pelo seu trabalho na série “Dawson’s Creek”, morreu aos 48 anos, nesta quarta-feira (11). A causa da...