Com o tema “O samba nasceu aqui”, o Carnaval de Salvador faz referência aos 110 anos da gravação do primeiro samba do Brasil, “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida. Para homenagear o ritmo centenário, o primeiro dia de folia será marcado pelo espetáculo “A rota do samba” que abre as apresentações no circuito Osmar, localizado no Campo Grande.
A abertura oficial ocorre na quinta-feira (12), a partir das 17h30, com direção artística de Larissa Luz. A proposta reúne artistas de diferentes vertentes do gênero, valorizando a memória coletiva e ampliando a conexão entre o samba e as múltiplas expressões musicais que consolidam Salvador como referência mundial do Carnaval.
Entre os nomes estão Nelson Rufino, Batifum, Mariene de Castro, Márcio Victor, Ganhadeiras de Itapuã, Juliana Ribeiro, Ju Moraes, Malê Debalê, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Taian Riachão, Gal do Beco, Illy, Edcity, Tonho Matéria, Chocolate e Tiago da Bahia.
Encerrando a abertura, Xanddy Harmonia comanda o arrastão pelas ruas do centro. No circuito, o Campo Grande recebe na avenida nomes como Daniela Mercury, É o Tchan, Gilmelândia, La Fúria e Mudei de Nome.
A programação coloca Salvador na vitrine mundial do carnaval, conectando memória, ritmo e expressão cultural. E você, o que espera do Carnaval de Salvador 2026? Compartilhe suas expectativas nos comentários e participe da conversa sobre a folia que reúne tradição e inovação.

Facebook Comments