
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) publicou um alerta nas redes sociais sobre a diferença entre flerte e importunação sexual durante o Carnaval 2026, destacando que o período de folia deve ser marcado por respeito e consentimento.
“O Carnaval é espaço de alegria, liberdade e respeito. Flerte só existe quando há vontade dos dois lados. Quando o espaço do outro é invadido, não é flerte: é importunação”, destacou a corporação.
A PMDF reforçou que roupas, gestos ou expressões não podem ser interpretados como autorização para avanços ou contato físico.
“Fantasia não é convite. Sorriso não é permissão. Silêncio não é consentimento”, diz a publicação.
A corporação lembrou ainda que beijos forçados, puxões, passadas de mão e qualquer contato sem consentimento configuram crime. Em caso de violação ou assédio, a orientação é procurar ajuda imediata; se sofrer ou presenciar, afaste-se e procure, imediatamente, um policial militar.
A campanha integra ações de conscientização e combate à importunação sexual durante o Carnaval no Distrito Federal.
Se você já presenciou ou vivenciou situações de assédio, compartilhe sua experiência e opinião nos comentários. Vamos juntos promover respeito, segurança e uma folia mais inclusiva para todos no Carnaval.

Facebook Comments